Todos os locais
Todos os locais
Ciência e saúde

Postos em shoppings e escolas vão reforçar vacinação contra a poliomielite em Londrina

06 set 2022 às 13:47
Por:

Com objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil, também chamada de poliomielite ou pólio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina desenvolverá ações de vacinação fora das dependências da secretaria. A primeira será realizada nesta quarta-feira (7), feriado da Independência, em parceria com shoppings da cidade.


Serão montados pontos volantes nos shoppings Catuaí, Boulevard e Londrina Norte, das 13h às 19h, para vacinação contra poliomielite especificamente para as crianças de 1 a 4 anos, público-alvo da campanha de vacinação. “Se observamos que a adesão foi boa no feriado, nosso planejamento é repetir a ação no próximo sábado”, esclareceu o secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6).


Segundo Machado, infelizmente, em todo o território nacional, a cobertura vacinal contra paralisia infantil está baixa, mesmo com a realização de ações de ampliação de acesso e com a disponibilização das doses nas 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSss de Londrina. “A nossa cobertura vacinal cobertura está em 25%, quando teríamos condições de estar com mais de 90%”, enfatizou.


Em Londrina há cerca de 30 mil crianças com a faixa etária da vacinação (1 a 4 anos). “Fazemos um apelo à população, sobre a importância da vacina contra a paralisia infantil, em especial essa dose de reforço. Muitas pessoas da nova geração não conviveram com a paralisia infantil, por isso não sabem o mal que essa doença causa, justamente por conta da conscientização que as gerações anteriores tiveram, e que possibilitou atingir até mais de 95% de cobertura vacinal e erradicar a doença. Contudo, de uns anos para cá, observamos uma queda na cobertura, em todas as vacinas, e tivemos, como resultado disso, a reintrodução do sarampo”, advertiu o secretário.


Unidades Escolares – A outra ação acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), na quinta (8) e sexta-feira (9), em 136 unidade escolares, sendo 33 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs), 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados e 45 escolas municipais que têm crianças de até P4. Nestes dias, as equipes da SMS percorrerão estas unidades para vacinar, também contra a paralisia infantil, as crianças de 1 a 4 anos.

Outras notícias

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, informou que as unidades escolares estão providenciando toda a documentão para que a ação aconteça, como envio de comunicado aos pais e responsáveis e autorização para que a vacina seja administrada. “Acreditamos que é um passo muito importante, uma estratégia muito válida, para chegar em todas as crianças”, destacou.


O Ministério da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro, diante da baixa cobertura vacinal.  Segundo dados do MS, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina no Brasil, quando a meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.


Em Londrina, todas as UBS do município participam da campanha. Todas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, para receber as doses, é necessário telefonar na UBS mais próxima da residência para agendar dia e horário. Clique aqui para consultar a lista completa com os endereços e telefones de contato das UBSs. Lembrando que, no ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, além da carteira de vacina.


Por meio da campanha de vacinação contra poliomielite, as crianças de 1 a 4 anos recebem, de forma indiscriminada, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), de gotinha, desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP).


O Ministério prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece concomitantemente com a da poliomielite. A Multivacinação objetiva atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.


As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). As vacinas têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Dia Nacional da Saúde: especialista elenca hábitos básicos para uma vida longa e saudável

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Ciência e saúde

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Ciência e saúde

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.