A Secretaria de Saúde prepara o Dia "D" da Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização do Câncer de mama e colo de útero.
As unidades de saúde ampliaram a oferta de consultas de ginecologia, com avaliação das mamas e coleta do exame preventivo de colo de útero. Mas a procura tem sido pequena.
Só neste mês, foram liberadas 2.5 mil mamografias, 600 a mais do que as comumente oferecidas. O exame para detectar o câncer de mama é indicado para mulheres entre 50 e 69 anos e uma vez por ano.
A expectativa é que, com o outubro Rosa, a procura melhore também. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os meses são ofertadas 1.880 mamografias. Em média, sobram cerca de 200 vagas.
De acordo com Felippe Machado, secretário de Saúde, “se, eventualmente, a gente observar que essas vagas foram preenchidas, a gente está negociando com as clínicas parceiras a ampliação, ainda, dentro do mês de outubro, este número”.
O Dia “D” da Campanha será no sábado, 28 de outubro. 10 UBS, 2 em cada região, atenderão das 8h às 14h exclusivamente mulheres acima dos 25 anos.
Na zona oeste, as unidades são a do Santa Rita e do Tókio. Na zona leste, Armindo Guazzi e Marabá. No centro, Vila Casoni e Vila Brasil. Na zona sul, Piza e União da Vitória. Na zona norte, Parigot de Souza e João Paz.
O atendimento precisa ser agendado.