As unidades de saúde de Cascavel que estão atendendo casos suspeitos daCcovid-19, também estão realizando a coleta do teste PCR quando necessário. Moradores questionam sobre o tempo para conseguir o resultado do exame.
Logo na entrada do laboratório central, a prateleira repleta de arquivo demonstra a demanda do local. De janeiro desse ano até ontem, 2442 testes PCR foram liberados. 27.209 foram encaminhados para o LACEN de Curitiba e também Foz do Iguaçu. A coordenadora técnica do laboratório explica como funciona a dinâmica.
As coletas que acontecem nas 3 UPAS - unidades de pronto atendimento de Cascavel e também do hospital de retaguarda são prioridade por causa da gravidade dos pacientes. As amostras são manipuladas aqui nessa sala de forma manual e o resultado sai em aproximadamente 12h.
Quem já realizou o teste PCR - conhecido popularmente como teste do cotonete, certamente sentiu um desconforto. A imagem mostra como a coleta é realizada. Mas é somente desta forma, que o resultado pode ser melhor obtido.
O último boletim apontou em Cascavel 36.075 casos positivos, sendo que 34.989 já se recuperaram.