A secretaria de Saúde de Londrina cogita retomar os mutirões de limpeza em bairros da cidade. Conhecida como "bota-fora", o objetivo é intensificar as ações de enfrentamento da dengue no município, que atualmente está com índice de infestação cinco vezes maior do que o recomendável pelo Ministério da Saúde.
Conforme o secretário da pasta, Felippe Machado, alguns pequenos mutirões já estão sendo realizados, porém, em determinadas regiões da cidade a situação é preocupante. "Estamos articulando com a CMTU talvez o início de alguns mutirões de recolhimento de inservíveis em quintais de alguns bairros da cidade, como mais uma ferramenta no combate à dengue”, disse.
O primeiro LIRAa do ano, realizado entre os dias 2 a 13 de janeiro, mostrou que 87% dos focos foram encontrados nos quintais e 13% dentro dos imóveis. Tem morador que junta tanta coisa que ultrapassa até os limites do portão. Algumas regiões viraram um verdadeiro descarte a céu aberto. Veja na reportagem.
Por outro lado, na Rua José Bernardo, no Cafezal 2, o que se vê é um exemplo de cidadania. As calçadas e até o asfalto estão limpos e os próprios moradores procuram sempre manter tudo em ordem. “Às vezes acontece de ter algum evento e as pessoas deixam um monte de sujeira. No outro dia, alguns vizinhos vão e pegam”, contou a auxiliar de limpeza Joana D'arc.