Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Ciência e saúde

Toledo entra na bandeira amarela no risco de contágio pelo novo Coronavírus

14 out 2020 às 16:22
Por: Redação Tarobá News

Na última terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Operações Emergenciais (COE), anunciaram que o município de Toledo voltou para a bandeira amarela nos indicadores de risco de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). A bandeira amarela é considerada como risco baixo de contágio.

Essa avaliação é realizada semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde e COE, que medem o risco de contágio por meio de vários indicadores como o número de novos casos, pessoas recuperadas, casos ativos, internamentos e quantidade de leitos de enfermaria e Terapia Intensiva (UTI), disponíveis, além dos índices de óbitos. Essa matriz ainda leva em consideração os casos de outras síndromes respiratórias agudas graves.

A partir dos dados obtidos nesses indicadores é que são definidas as medidas sanitárias, que serão implementadas para o combate ao vírus. A secretária de Saúde do município, Denise Liell, destaca o momento de estabilidade, mas lembra da necessidade da manutenção dos cuidados preventivos no combate à doença.

“O novo coronavírus tem uma transmissibilidade muito alta e qualquer descuido pode acarretar em piora da situação da pandemia e fazer Toledo voltar para as bandeiras laranja ou vermelha. Da nossa parte, vamos continuar monitorando o cenário e como estes dados se comportarão após o feriado de 12 de outubro”, pontuou a secretária.

O que significa cada bandeira

Outras notícias

Alerta: Paraná registra 47 casos e 12 mortes por meningite no ano de 2025

Londrina registra um dos primeiros procedimentos no Brasil com marcapasso inovador

Vacina da gripe: Qual é a importância e por que deve ser tomada todo ano?

As bandeiras são utilizadas para que as autoridades e órgãos de saúde possam entender o estágio atual dos municípios na pandemia e promover novas medidas em caso de necessidade.

A primeira bandeira é a verde, que representa risco muito baixo. Depois vem a bandeira amarela, que representa risco baixo. Em seguida aparece a bandeira laranja de risco moderado. Por fim aparecem as bandeiras vermelha de risco alto e a roxa de risco muito alto.

Em 08 de setembro a cidade de Toledo chegou a entrar na bandeira vermelha de risco de contágio pelo Coronavírus. Na ocasião o município contava com 4.624 casos positivos e 50 óbitos em decorrência da enfermidade. No dia 16 de outubro a cidade voltou para a bandeira laranja.

Ocupação de leitos

Um dado relevante para indicação da bandeira do município no risco de contágio e também para a adoção de novas medidas restritivas são os índices de pacientes hospitalizados na região.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com dois hospitais que possuem leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19. São eles o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand e o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

Atualmente a região da 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com 42,86% de ocupação dos leitos de enfermaria e 42,11% dos leitos de UTI. Na região são 14 leitos de enfermaria e 38 leitos de UTI. Esses dados representam certa estabilidade no número de leitos ocupados na regional.

Número de casos

Outro dado relevante quando são tabulados os dados da pandemia, são os índices de novos casos e a quantidade total de pessoas infectadas. No momento a cidade de Toledo tem 5.935 pessoas que testaram positivo para o novo Coronavírus. 

Entre os dias 04 e 10 de outubro foram mais 124 casos, enquanto na semana anterior entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro foram 185 casos, o que representou uma redução de 32,97% em apenas uma semana.

Esses números vêm caindo de forma considerável nas últimas quatro semanas. Na semana epidemiológica 37, que ocorreu entre 06 e 12 de setembro foram 416 casos e nas semanas seguintes esse número só diminuiu, caindo para 415 na semana 38, 272 e 185 nas semanas posteriores.

Outros dados relevantes são referentes ao número de pacientes ativos (pacientes que permanecem com o vírus presente no organismo). No dia 21 de setembro eram 759 casos ativos na cidade, número bem superior aos 203 casos ativos computados no dia 13 de outubro, representando uma redução de 73,25% em menos de um mês.

Apesar dos dados satisfatórios do momento todos os cuidados precisam ser mantidos, é o que reforça a secretária de Saúde, Denise Liell “Por isso, devemos continuar usando máscara do jeito certo quando sairmos de casa, evitar aglomerações, higienizar as mãos várias vezes ao dia e ter bastante cuidado com sintomas de síndrome gripal e os típicos da Covid-19, como perda de paladar ou olfato, procurando atendimento médico o quanto antes seja no PAM [Pronto Atendimento Municipal) ou nas unidades-sentinelas do Panorama, Cosmos ou Santa Clara”, recomenda à secretária.

Com Assessoria / Toledo News

Veja também

Relacionadas

Ciência e saúde
Imagem de destaque

Estudo aponta que benefícios da creatina podem ser superestimados

Brasil e mundo
"Eu acredito no sistema", diz transplantado

Transplantes são seguros e salvam vidas, dizem entidades

Cidade

Cascavel confirma primeiro caso de coqueluche

Ciência e saúde

Agosto Dourado: amamentar é sinônimo de prevenção ao câncer de mama

Mais Lidas

Notícias
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.