Após um trabalho de reforma executado ao longo de três semanas, a Farmácia Municipal de Londrina comemora a satisfação dos usuários. A unidade para dispensação de medicamentos presta os atendimentos exclusivamente com agendamento prévio desde o dia 20 de janeiro, o que reduziu o tempo de espera, que era de duas a até três horas, para menos de 30 minutos. Diariamente, são registrados, em média, cerca de 600 atendimentos.
Nesta segunda-feira (31), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, foi até a Farmácia Municipal e conferiu a conclusão dos serviços. Dentre as melhorias executadas na estrutura física, foi realizada nova pintura da área interna e externa; redistribuição dos ambientes internos para ampliar a capacidade da sala de espera e facilitar o deslocamento dos usuários e servidores; instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e substituição da parte elétrica.
Nesses últimos dias de reforma, a Farmácia Municipal também ganhou nova comunicação visual, com placas e adesivos que orientam o usuário indicando todos os setores e também reforçam o canal para agendamento prévio, com um QR Code que direciona até a página no Portal da Prefeitura.
O novo espaço interno foi aprovado pelo agricultor José Luiz Porto, que vai até a unidade todos os meses, há vários anos, para retirar medicamento de controle especial. “Foi feito um excelente trabalho, não faltam medicamentos e o atendimento é rápido. Você chega e, se está agendado, é atendido na hora”, comentou.
Elenice da Silva Cavalcanti, dona de casa, também utiliza a Farmácia Municipal há bastante tempo, e ficou satisfeita com as melhorias. “Está bem melhor, mais confortável e não demorou o atendimento. Agendei para sexta e precisei remarcar para hoje, foi rápido e tranquilo”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que todas as mudanças realizadas tinham como objetivo resolver um problema bastante complexo, que era o tempo de espera. “Por vezes, as pessoas aguardavam de duas horas e meia a três horas para obter seu medicamento e, em alguns momentos faltava acomodação para todos. E o prefeito Marcelo Belinati nos deu a missão de solucionar isso. A solução encontrada foi uma reforma da estrutura, com substituição de toda a instalação elétrica, novos aparelhos de ar-condicionado, ampliação do número de cadeiras para os usuários aguardarem confortavelmente e, além disso, o atendimento exclusivo mediante agendamento. Com isso, o tempo de espera foi reduzido a menos de 30 minutos ao longo desses dez dias”, frisou.
Segundo Machado, o número de atendimentos prestados diariamente se manteve, agora com mais conforto para todos. “Estamos atendendo a mesma quantidade de pessoas, mas de uma maneira adequada e organizada, com horários agendados e respeitando todas as medidas de segurança que a pandemia requer. Isso mostra o compromisso da administração do prefeito Marcelo Belinati em buscar melhorias e qualidade no atendimento ao cidadão londrinense. Isso é respeito, é eficiência na gestão, com aplicação correta dos recursos públicos, voltados sempre ao benefício coletivo da população”, completou.