A 17ª Regional de Saúde recebe nesta quarta-feira (20) 34.534 de vacinas contra Covid-19. Ao todo, são 26.532 destinadas a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Este é o primeiro lote que contempla este público-alvo.
Londrina é a cidade que vai receber maior número de imunizantes, 17.532. Segundo o Secretário de Saúde, Felippe Machado, as cidades que começaram a vacinação deste público, estavam usando a reserva técnica para avançar, o que Londrina não fez. Ele aponta que apenas na faixa etária de 17 anos, são seis mil jovens cadastrados.
LEIA TAMBÉM
Covid: 16 cidades da região vacinam adolescentes sem comorbidades
"A nossa expectativa e nossa vontade é que a gente já possa começar a imunizar os jovens", diz.
Londrina é uma das cinco cidades que ainda não vacinam adolescentes sem comorbidades. Cambé também ainda iniciou este processo e deve receber, ao todo, 3.252 doses.
Ibiporã imuniza neste momento jovens com 14 anos e neste lote, 348 doses estão separadas para continuar a imunização. Rolândia, que vacina pessoas com 17 ou mais, vai receber 2.100 imunizantes.
Todas as doses usadas para este fim são Pfizer/BioNTech. Elas chegaram nesta terça-feira (19) ao Paraná, foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento e serão enviadas nesta quarta-feira (20) por via terrestre para todas as Regionais de Saúde.