Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

Com vertedouro aberto, Itaipu alcança meta para elevar o nível do Rio Paraná

28 mai 2020 às 13:09
Por: Redação Tarobá News

Desde o dia 18 de maio, a usina hidrelétrica de Itaipu tem aberto o vertedouro de forma intermitente para complementar a água escoada pelas turbinas e defluir, diariamente, uma vazão média de 8.500 m³/s ao Rio Paraná, a jusante da barragem. E, nestes primeiros oito dias de operação, o trabalho conjunto da área técnica da empresa conseguiu um feito: uma precisão quase perfeita no cumprimento da meta de defluência média diária. A medida atende a uma demanda das chancelarias de Brasil, Paraguai e Argentina e tem o objetivo de aumentar o nível do rio para permitir a navegação nos países vizinhos.

Segundo o gerente do Departamento de Operação do Sistema de Itaipu, Rodrigo Pimenta, as áreas de Programação e Hidrologia elaboraram um estudo que indicou as necessidades de vertimento e a expectativa do deplecionamento do reservatório, balizando o planejamento da execução da Operação Especial, que deve seguir até sexta-feira (29).

Com as metas estabelecidas, a equipe montou alguns gráficos para acompanhar a execução da Operação Especial. No gráfico, é possível notar que as metas de defluência planejada e observada têm se mantidas praticamente iguais. Os pequenos desvios são inerentes ao próprio processo de execução da operação e devido a alterações eventuais na programação de produção.

Ao longo deste período, também foi negociado com o Operador Nacional do Sistema (ONS) uma maior produção de energia, reduzindo, assim, a quantidade de água que seria escoada via vertedouro. Até o momento, o vertimento observado foi 13% inferior ao planejado. Com as chuvas recentes e o consequente aumento da vazão do Rio Iguaçu, a redução do vertimento pode ser ainda maior. Nesta quarta-feira (27), por exemplo, não há previsão de abertura do vertedouro. A água que seria vertida acaba sendo armazenada no reservatório.

As chuvas da semana passada na área de influência do reservatório também ajudaram a reduzir o deplecionamento, fazendo as curvas do planejado e do observado se “descolarem”. Rodrigo Pimenta explica que as curvas partem de um ponto diferente, porque o nível do reservatório estava alguns centímetros mais alto que o previsto quando começou a operação.

Outras notícias

Tuiuti Esporte Clube encerra 2025 com avanços e projeta melhorias para 2026

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

“A partir das chuvas do dia 22, houve um descolamento considerável entre as curvas”, conta Pimenta. Segundo ele, em função das chuvas, até o momento, a taxa de deplecionamento do reservatório está, aproximadamente, 30% inferior ao previsto.

“É muito importante o trabalho conjunto de áreas como a Hidrologia, a Programação Energética e a Operação em Tempo Real, que fazem o melhor uso da água neste período”, resume o superintendente de Operação, José Benedito Mota Júnior. “Também é essencial a alta disponibilidade das unidades geradoras mantidas pela equipe de Manutenção para que possamos colocar as unidades em operação no melhor horário possível, otimizando o uso da água e atendendo o que nos foi requisitado”, conclui.

Jean Peretto 

Veja também

Relacionadas

Cotidiano
Imagem de destaque

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Criança de 5 anos morre afogada em associação na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Hotel para pets na Estrada do Limoeiro vira refúgio para "hóspedes" de quatro patas

Cidade
Londrina e região

IPTU de Londrina tem reajuste de 4,5% e novas datas de vencimento neste ano

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 5 | Azeite: aliado do exercício físico

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.