Durante a manhã de hoje (10), em coletiva de imprensa o secretário da saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, falou sobre as medidas que o município adotou sobre o coronavírus e dengue.
Entre as principais medidas está a abertura com horário estendido das unidades de saúde, sendo nos bairros Aclimação, Neva, Morumbi e Santa Cruz. O atendimento será até às 22 horas, até o dia 4 de abril. O atendimento nesse horário será apenas para casos de suspeita de dengue ou coronavírus.
As reuniões nas unidades de saúde da família foram suspensas nas 30 unidades e os treinamentos não essenciais serão cancelados a partir de hoje. As fichas de atendimento começam a ser distribuídas às 18h30.
Essas ações tem como objetivo diminuir a demanda de procura por atendimentos nas UPAs.
Além disso, o município estuda a abertura de um hospital de campanha, com 60 leitos, para atendimento dos casos de coronavírus e dengue. Segundo o secretário, alguns locais para implantação já foram estudados.
Ainda conforme o secretário, o município já possuí insumos e materiais para a abertura, falta apenas funcionários. Uma nova reunião será realizada para debater o assunto.
Casos suspeito de coronavírus em Cascavel
Sobre os três casos suspeitos da doença que são investigados em Cascavel, a Secretaria de Saúde informou que a primeira paciente, não apresentou mais os sintomas da doença, mas os exames realizados deram negativo para outros vírus. Por esse motivo a coleta foi encaminhada para o laboratório Fio Cruz em São Paulo, para a contra prova.
O adolescente de 17 anos, não apresentou mais os sintomas característicos do vírus, mas o resultado do exame ainda não foi confirmado. Um terceiro caso foi notificado na noite de ontem, o paciente de 28 anos, chegou recentemente de uma viagem da Itália. Após apresentar os sintomas ele procurou atendimento.
O exame para confirmação já foi coletado e encaminhado ao laboratório central.