A Secretaria Municipal do Idoso, por meio da Gerência de Articulação Comunitária, continua realizando ações nos grupos dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), através das redes sociais. Com a pandemia da Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas e com o objetivo de oferecer suporte aos idosos, foram criadas ações para manter contato através de grupos online.
Os idosos recebem durante a semana atividades como dicas de saúde, conteúdos de informática em parceria com a CELEPAR, atividades cognitivas para exercitar a memória, entre outras. “Com esses grupos online, que têm facilitado a comunicação com os idosos, estamos buscando trabalhar diversos assuntos, desde motivacionais, culturais e cognitivos. São atividades simples que são enviadas todos os dias, no qual seguimos uma escala para diversificar os assuntos”, disse a gerente de Articulação Comunitária, Rosely Sonoda Gomes.
Os grupos de atividades físicas continuam e contam com a participação dos educadores físicos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), no qual encaminham vídeos de exercícios simples. Assim como outras parcerias, como o programa Tecer Idades da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que reúne dicas diversas, desde saúde a noções de fotografia. “Buscamos reunir essas dicas através de contatos confiáveis para trazer essas informações. Mas, os idosos podem tirar dúvidas e conversar sobre os conteúdos quando os grupos são abertos em um determinado dia para esse objetivo”, frisou Gomes.
Com N.com