Durante mais uma reunião do COE no fim de semana, a Prefeitura de cascavel flexibilizou as regras de funcionamento do comércio na cidade. Agora lojas com mais de nove funcionários também poderão funcionar, mas com escala de equipes.
De acordo com o novo decreto, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar desde que obedeçam às seguintes medidas:
- Mantenham trabalhando no local no máximo 9 colaboradores, independentemente do número de funcionários no quadro de pessoal; antes, o decreto proibia o funcionamento de lojas que tivessem mais de 9 funcionários contratados, independente da escala de trabalho.
- Os estabelecimentos deverão obedecer regras de capacidade de público; a quantidade de pessoas que poderá entrar varia conforme a lotação máxima do espaço.
c) Para lojas de roupas, calçados e confecções, no caso de prova de roupas e calçados os itens só devem retornar às prateleiras após passadas 12 horas, considerando a permanência do vírus em tecidos e calçados. Em caso de condicionais os mesmos devem ser evitados, e caso ocorram, o cliente deve ser orientado a provar as peças após 12 horas da retirada dos produtos da loja, e elas só poderão retornar às prateleiras após 12 horas do retorno à loja. as novas regras foram impostas em um novo decreto da Prefeitura, emitido ontem à tarde. as decisões foram tomadas após reunião do Comitê de operações de emergência, o COE. hoje de manhã, as lojas que se enquadram nas novas regras estiveram divididas: algumas abriram com controle de entrada, e outras ainda não.
As regras mais flexíveis também se aplicam a estabelecimentos que prestam algum tipo de serviço e aos trabalhadores autônomos. os clientes permanecem obrigados a manter distanciamento mínimo de 2 metros dentro dos locais e a usar máscara.
Segundo o presidente do sindicato dos lojistas de cascavel, a medida deve facilitar a sustentação econômica dos estabelecimentos, mas é necessário que todos intensifiquem os cuidados.
Reportagem