A condição climática influência no abastecimento, mas mais do que isso, o lixo produzido. De acordo com a Sanepar, o período recente sem água em Cascavel foi prejudicado por fortes chuvas que vieram com dejetos, interferindo na produção da companhia de saneamento. A turbidez da água que é a cor escura está
É daqui desta estação de tratamento que sai a água que você cascavelense consome. Mas antes de ir parar na torneira, ela passa por uma série de etapas. A água é captada dos rios Peroba, Saltinho e Cascavel por meio de bombas até chegar neste ponto. Esse produto branco chamado alcalinizante corrige o PH. Em seguida entra o Cuagulante que faz a sujeira se juntar e se transformar nesses flocos, como se fosse um leite coalhado. Já em outros tanques, o maquinário hidráulico e mecânico faz um processo lento que é necessário para limpeza. No decorrer das etapas, é possível ver a água cristalizando, até chegar a aplicação com o cloro.
A orientação da Sanepar é evitar o desperdício para amenizar os problemas da falta de água. Além de cuidar do meio ambiente.
Reportagem Amanda Guedes