O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, usou as redes sociais da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (29), para falar sobre dados do coronavírus no município. Além de apresentar os dados sobre a atual situação, Paranhos falou sobre os próximos passos no enfrentamento à pandemia.
O prefeito explicou que em agosto Cascavel chega ao quinto mês da pandemia e que as medidas adotadas no primeiros mês com fechamento do comércio por 14 dias, ajudou o município a ganhar tempo para planejar e organizar o plano de enfrentamento. Segundo Paranhos, no primeiro mês em que as medidas foram repassadas à população, Cascavel chegou a atingir a taxa de 70% de isolamento social.
O prefeito ressaltou durante o pronunciamento que Cascavel avançou rapidamente em números de leitos, compra de medicamento e definição de medidas para melhorias na saúde, "Conseguimos alcançar medidas rápidas que não eram vistas em Cascavel há cerca de 20 anos. Tudo isso porque tivemos planejamento".
Conforme o último boletim divulgado na terça-feira (28), o município tem atualmente 4.771 casos confirmados de coronavírus, desses 4.578 pessoas já se recuperaram, o que representa 95.9% dos casos. Em isolamento domiciliar existem 23 pessoas, o que representa 4%.
Dos paciente ainda doentes internados, 36 estão em leitos de UTI e 36 estão em leitos de enfermaria, o que representa 7% para os dois casos. A taxa de letalidade da doença em Cascavel é 2%, com 98 óbitos confirmados até o momento. Segundo dados apresentados pelo prefeito, a região possui a menor taxa de mortes de pacientes que foram para UTI se comparado a outras macrorregiões.
Paranhos falou sobre a queda nos números de casos de contaminados, " Desde o dia 29 de junho estamos em queda no número de ocupação de leitos. Todos estudos apontam que essa queda pode ser consolidada a partir da 5ª e 6ª semana. Já estamos na 4ª semana".
O prefeito alertou sobre o cuidado para que Cascavel não passe por uma segunda onda de casos, como vem acontecendo em outras cidades do país. O pedido para que à população e os comerciantes sigam cumprindo as medidas de segurança foi reforçada durante o pronunciamento.