O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou nesta manhã (19), sobre novas medidas que foram adotadas pelo município na tentativa de conter o contágio do coronavírus. Paranhos informou que um decreto deve ser publicado ainda hoje com algumas determinações sobre o comércio, entre elas restrição do número de estabelecimentos abertos, e a limitação de pessoas nos locais. Além disso a possibilidade o toque de recolher na cidade.
Segundo o prefeito, devem ser mantidos abertos os mercados, panificadoras, farmácias, clínicas, laboratórios, restaurantes e postos de combustíveis. O limite no número de pessoas dentro de cada estabelecimento será definido conforme a estrutura de cada local, dependendo da metragem do alvará. Além disso, será limitado o número de itens para compra por CPF.
Os food trucks serão limitados ao atendimento de delivery ou entrega nos carros, não será permitido a disponibilidade de mesas e cadeiras para permanência de clientes no local.
Os fiscais da Secretaria de Finanças serão disponibilizados para auxiliar na fiscalização. As orientações devem ser repassadas a todos os comerciantes, e a persistência no descumprimento das normas pode acarretar em multas.
Ainda conforme os prefeito, o município estuda o fechamento da rodoviária e a suspensão da gratuidade de passagens para o transporte público. Paranhos explicou que já houve uma diminuição de 30% de circulação de pessoas nas ruas e terminais, mas a prefeitura busca 70% a menos de pessoas circulando.