No primeiro dia de interdição do bairro Jardim Ipê 2, em Foz do Iguaçu, barreiras sanitárias foram instaladas. A gente acompanhou toda a ação. Conversamos com a equipe de epidemiologia e com moradores da região.
Foz do Iguaçu monitora e mapeia por bairros os casos de coronavírus na cidade. O bairro com maior incidência da doença é o Jardim Ipê, onde o registro é de mais de 160 casos, e duas mortes. Barreiras sanitárias foram montadas em ruas que são acesso ao bairro. Apenas pessoas que comprovem a necessidade poderão sair de casa.
Essa moradora aprova a iniciativa, e considera importante a iniciativa pra conter o avanço do vírus. Além da orientação em relação ao uso de máscaras, distanciamento social, e higiene, algumas pessoas estão tendo a temperatura medida.
A prefeitura de Foz do Iguaçu também já havia emitido uma orientação pra população deixar de utilizar equipamentos públicos de praças como as academias ao ar livre e os parques pra crianças. Mas muita gente não estava respeitando essa orientação. Por isso, a partir dessa segunda-feira a prefeitura começou a interditar esses equipamentos.
Os primeiros equipamentos a serem isolados ficam na avenida Paraná,, uma das principais ruas de Foz do Iguaçu,, muito utilizada pra prática de exercícios físicos. Os equipamentos foram cobertos com uma lona preta e fitas de isolamento.