A Prefeitura de Londrina vai prosseguir com as ações para combater a proliferação do Aedes. Neste sábado (8) uma força-tarefa composta por várias secretarias e órgãos municipais, e entidades da sociedade civil fará um mutirão nos bairros Franciscato e Itapoã, na zona sul, para limpeza de áreas públicas, junto com a orientação aos moradores para que eliminem possíveis criadouros em casas, terrenos e estabelecimentos comerciais.
Nas últimas semanas, a Prefeitura realizou estes mutirões de limpeza na região leste, no Jardim Santa Fé, e norte, no Novo Amparo. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, dado o ciclo de vida do Aedes, apesar destas operações é comum que o número de casos suspeitos nestas áreas cresça por certo período.
“O vetor ainda tem um ciclo de mais duas semanas nestas localidades, apesar das operações de limpeza. Mas vamos sim observar uma diminuição dos casos notificados nesta região. Em contrapartida, o mosquito começou a se direcionar para outras regiões, como a oeste e sul, onde aumentaram os casos notificados. Então se por um lado conseguimos fazer o controle, por outro infelizmente ele se espalhou para outras regiões”, afirmou Sônia Fernandes.