Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Curva ganha inclinação com expectativa em corte da Selic e pressão do câmbio

16 jun 2020 às 18:07
Por: Estadão Conteúdo

A curva de juros ganhou um pouco de inclinação nesta véspera de decisão de política monetária no Brasil, refletindo o aumento das apostas numa flexibilização adicional da Selic após o esperado corte de 0,75 ponto porcentual da Selic nesta quarta-feira, 17, e um certo desconforto com o cenário fiscal, mesmo que o mercado tenha gostado da forma como está sendo feita a transição no comando do Tesouro. As taxas curtas recuaram, as do miolo da curva fecharam de lado e as longas subiram.

O avanço da ponta longa foi amparado pela piora no câmbio, mas ao mesmo tempo limitado pela perspectiva de liquidez abundante no sistema financeiro global. A decisão do Federal Reserve ontem de comprar títulos corporativos ainda ecoa nos mercados e, aparentemente, se sobrepõe ao aumento do risco de nova onda de contágio da covid-19 após Pequim fechar suas escolas em razão do ressurgimento de mais de 100 casos desde a semana passada.

O contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) mais líquido nesta terça, 16, foi o julho de 2020, justamente o primeiro a vencer após o Copom de amanhã. Fechou com taxa de 2,32%, de 2,315% ontem no ajuste. O DI para janeiro de 2022 encerrou com taxa de 3,08% (3,05% ontem) e a taxa do DI para janeiro de 2027 passou de 6,642% para 6,74% (máxima).

Segundo o economista-chefe do Haitong Banco de Investimentos, Flávio Serrano, considerando as reuniões do Copom de junho e agosto, a precificação é de queda da Selic de 90 pontos-base, ante 88 pontos ontem. "Grosso modo, temos grande chance de corte de 75 pontos amanhã e uma probabilidade alta de novo corte de 25 pontos em agosto, algo como 50% a 60%", explicou. A precificação de redução em agosto era de 18 pontos ontem e subiu para 22 pontos hoje, sendo que pela manhã havia chegado em 24 pontos.

O operador de renda fixa da Terra Investimentos, Paulo Nepomuceno, diz que, tanto a partir dos fundamentos quanto do ponto de vista da arbitragem no câmbio, há espaço para nova queda da Selic em agosto porque a inflação e a atividade estão muito fracas e o Brasil, comparativamente a economias que estão com juros praticamente em zero, ainda oferece risco interessante. "Com esse caminhão de dinheiro no mundo, para o investidor o Brasil ainda valeria a pena", disse. Nesta manhã, a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) deu nova evidência dos estragos da pandemia na economia doméstica. As vendas do varejo nos conceito restrito e ampliado caíram em abril 16,8% e 17,5% ante março, os piores resultados da série histórica.

Porém, há desconforto com o cenário político. Não caiu bem a declaração do presidente Jair Bolsonaro, ontem, descartando a possibilidade de uma retomada de reformas econômicas ainda este ano. Embora o mercado já não contasse com isso, fica a impressão de que essa agenda não é prioritária. "Mandou muito mal, parece que está preocupado mais com os problemas dele. Ele dizer isso quando Mansueto está anunciando sua saída é um sinal ruim", disse Nepomuceno.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Reciclagem dá desconto no Imposto de Renda em 2026

Economia
Imagem de destaque

Fim da escala 6x1 entra na agenda de 2026 com quatro projetos no Congresso

Economia

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

Economia

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na Gleba Palhano reclamam de falta de energia frequente

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.