Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Expansão é baixa, mas de qualidade, diz chefe do BC

19 out 2019 às 08:20
Por: Estadão Conteúdo

O setor privado lidera a recuperação no Brasil e a expansão econômica deve mais que dobrar em 2020, afirma o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na declaração preparada para a reunião, prevista para hoje, do comitê político do Fundo Monetário Internacional (FMI). "A alta qualidade do crescimento na recuperação é mais importante que a taxa de crescimento", disse o economista. Neste ano a economia brasileira deve crescer menos que 1%, segundo as projeções mais conhecidas.

Campos Neto vai representar o País na sessão do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC), substituindo o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, ocupado com "prioridades internas" em Brasília. O representante brasileiro falará em nome, também, de outros dez países do mesmo grupo. Formado por 24 ministros, o IMFC representa os 189 membros do Fundo na formulação de orientações.

Na projeção divulgada em setembro pelo BC, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deveria apenas dobrar, passando de 0,9% neste ano para 1,8% no próximo. Esse avanço seria ainda condicionado, segundo os autores do estudo, a avanços no programa de ajustes e reformas.

Nos novos cálculos do FMI, a taxa prevista mais que dobra, de fato - de 0,9% para 2%. A melhora, no entanto, é menor que a prevista no cenário anterior, publicado em julho. Nesse quadro, o avanço esperado para 2020 chegava a 2,4%. Só a reforma da Previdência, ainda sem aprovação, é levada em conta nas contas do Fundo. Por isso a estimativa para 2024 ainda aponta uma expansão de apenas 2,3%, no limite do potencial de crescimento do País.

Sem discutir a "alta qualidade do crescimento", mas apenas o ritmo da atividade, os economistas do FMI preveem desemprego de 11,8% no Brasil, no fim deste ano, e de 10,8% no próximo. Isso deve corresponder a cerca de 12 milhões de pessoas nos meses finais de 2019 e algo próximo de 11 milhões em 2020. Não há referência ao custo social do baixo dinamismo econômico, na declaração preparada pelo presidente do BC.

Outras notícias

Como declarar aportes em PGBL para abater 12% da renda bruta no IR 2026

Dólar fecha a R$ 5,2299 com ajustes antes do Carnaval; sobe 0,18% na semana

FGC antecipa até R$ 1 mil em garantias a clientes do Will Bank

Setores

A "alta qualidade" da expansão econômica está associada, segundo ele, à substituição progressiva do setor público pelo privado nas funções de crédito e de investimento. A alocação de recursos, argumenta, será feita com maior eficiência pelo mercado. No próprio mercado, no entanto, as expectativas quanto aos ganhos de produtividade são modestas, a julgar pelas projeções semanais do boletim Focus, produzido pelo BC. Pela mediana dessas projeções, o PIB crescerá cerca de 2,5% ao ano até 2022 e a indústria continuará com baixo dinamismo.

Ao tratar da economia global o presidente do BC acompanha, de modo geral, as avaliações apresentadas durante a semana pelos técnicos do FMI. A desaceleração é relativamente disseminada e aprofundou-se neste ano. Apesar disso, poderá haver uma recuperação modesta em 2020, puxada pelos emergentes.

Também concordando com os economistas do Fundo, ele aponta a urgência de uma redução das tensões comerciais e a modernização do sistema internacional de comércio, Também defende o uso de incentivos fiscais nos países onde haja alguma folga nas contas públicas.

Em países individuais, acrescenta, as políticas devem refletir as circunstâncias domésticas e devem ser dirigidas, quando necessário, para tornar sustentável a dívida pública e elevar o potencial de crescimento. A recomendação se aplica obviamente ao Brasil e a outros países com as contas governamentais em mau estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Economia
Imagem de destaque

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Economia

Como declarar ganho de capital na venda de imóvel e como usá-lo para o IR

Economia

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Chuva espanta foliões e abertura do Carnaval de Londrina tem público abaixo do esperado

Brasil e mundo
Brasil

Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona

Cidade
Londrina e região

Colisão entre moto e Peugeot destrói veículos e deixa dois feridos na BR-369, próximo a Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.