Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Paranaguá ganha dois novos guindastes para contêineres

26 jul 2019 às 16:21
Por: Redação Tarobá News

O Porto de Paranaguá recebe neste domingo (28) o navio Zhen Hua 26. A embarcação, de bandeira de Hong Kong, está trazendo dois novos guindastes rolantes para contêineres. Os equipamentos vão operar no berço 218 do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e devem aumentar a capacidade de movimentação em 33%.

Com os dois novos portêineres, o TCP passa a contar com oito guindastes e pode operar navios de até 366 metros de comprimento sem restrições. “Os novos equipamentos fazem do Porto de Paranaguá um dos mais bem equipados do país, garantindo ainda mais agilidade e eficiência na movimentação de contêineres. Nosso terminal de contêineres, em termos de tecnologia, não perde para os portos europeus, asiáticos e americanos”, afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Os investimentos privados, segundo Garcia, complementam os investimentos públicos das obras de dragagem e derrocagem que permitem ao Porto de Paranaguá ampliar suas frentes de negócios. “A administração portuária trabalha junto com os operadores, atuando como parceira e assumindo o protagonismo, investindo e acreditando que juntos podemos fazer muito mais”, acrescenta.

No início deste mês, graças às obras de dragagem, o calado operacional do berço 218 do Porto de Paranaguá passou de 9,5 para 12,5 metros. Assim, o local ficou adequado para receber navios de contêiner com maior capacidade de carga.

EQUIPAMENTOS - De acordo com a empresa TCP, a aquisição dos portêineres está no pacote de investimentos de ampliação. Os guindastes rolantes são fabricados pela empresa chinesa Shanghai Zhenhua Port Machinery Co. Ltd (ZPMC).

Outras notícias

Como declarar aportes em PGBL para abater 12% da renda bruta no IR 2026

Dólar fecha a R$ 5,2299 com ajustes antes do Carnaval; sobe 0,18% na semana

FGC antecipa até R$ 1 mil em garantias a clientes do Will Bank

Os portêineres têm 66 metros de lança e 50 metros de vão livre a partir do trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. Os equipamentos (considerados os maiores do Brasil em operação) serão instalados por uma equipe de engenheiros chineses. A previsão é de que estejam em funcionamento até o final de agosto.

O diretor Comercial do TCP, Alexandre Rubio, que os guindastes vêm montados a bordo do navio. Segundo ele, a operação para a descarga dos equipamentos leva cerca de cinco dias. “Antes que entrem em operação, os engenheiros da ZPMC farão todos os testes necessários para deixar os equipamentos 100% operacionais”.

O navio Zhen Hua 26 está programado para atracar e começar a descarregar os guindastes a partir do dia 1º de agosto (quinta-feira). Além desses dois portêineres, a embarcação traz mais dois equipamentos que serão descarregados em outros portos.

AEN

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Economia
Imagem de destaque

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Economia

Como declarar ganho de capital na venda de imóvel e como usá-lo para o IR

Economia

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Chuva espanta foliões e abertura do Carnaval de Londrina tem público abaixo do esperado

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Mulher de 43 anos morre em acidente de motocicleta na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Recém-nascido é encontrado morto em saco plástico dentro de lago em Arapongas

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.