Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Pequenos negócios têm geração recorde de empregos para o mês de junho

01 ago 2019 às 09:39
Por: Redação Tarobá News

O número de empregos criados pelos pequenos negócios no mês de junho registrou o melhor resultado para este mês nos últimos cinco anos. Segundo análise do Sebrae, realizada a partir de dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, foram criados 52,7 mil postos de trabalho nesse segmento. Com isso, pela quinta vez neste ano, os pequenos negócios sustentaram a geração de empregos no País.

No Paraná, o desempenho dos pequenos negócios acompanha o ritmo nacional. O saldo total de empregos no Estado neste mês de junho foi de 158 vagas, resultado puxado pelas micro e pequenas empresas, que abriram 961 postos de trabalho.  Neste primeiro semestre, o Paraná registrou a geração de 39.491 empregos. Os pequenos negócios foram responsáveis por 30.221 deles, 21,4% a mais que no mesmo período do ano passado, quando contrataram 24.893 trabalhadores.

“Os empreendedores de micro e pequenas empresas mantêm o histórico na geração de emprego e renda. Isso contribui em aspectos econômicos e sociais, bem como coloca o Paraná entre os três estados que mais geraram vagas de emprego no primeiro semestre de 2019”, observa Vitor Roberto Tioqueta, direto-superintendente do Sebrae/PR.

O setor de Serviços alavanca o desempenho das micro e pequenas empresas, tendo admitido em junho deste ano 1.622 trabalhadores, enquanto a Construção contratou 162 e a Agropecuária, 610. Em contrapartida, na Indústria da Transformação foram demitidos 942 empregados e no Comércio, 449.

Considerando o semestre, no entanto, o resultado dos pequenos negócios em variados setores segue positivo: o setor de Serviços puxou a criação de empregos, com 18.979 vagas. O número representa 62,8% das oportunidades abertas pelas MPEs de janeiro a junho de 2019 e 48% do total de vagas criadas no Estado no período. Na sequência, aparecem os setores Construção (5.299), Indústria da Transformação (4.325), Agropecuária (com 861), Comércio (533) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (269). A exceção é a área Extrativa Mineral (-45).  

Outras notícias

Como declarar aportes em PGBL para abater 12% da renda bruta no IR 2026

Dólar fecha a R$ 5,2299 com ajustes antes do Carnaval; sobe 0,18% na semana

FGC antecipa até R$ 1 mil em garantias a clientes do Will Bank

No Brasil, neste primeiro semestre de 2019, os pequenos negócios já respondem por 387,3 mil empregos. “É um importante indicativo de que estamos no caminho certo para a retomada da economia brasileira, que encontra nas MPEs a grande força geradora de emprego e renda”, analisa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O levantamento do Sebrae mostra que as MGE acumularam um saldo de apenas 5,5 mil empregos nos seis primeiros meses deste ano, 80% menor que o gerado por elas em igual período de 2018.

No mês de junho desde ano, a criação de vagas nos pequenos negócios foi sustentada pelo setor de Serviços, com 31,7 mil vagas, o equivalente a 60% do total gerado por esse nicho de empresas. No setor de Serviços, as MPE do ramo imobiliário tiveram destaque, gerando 18,5 mil empregos. Além disso, sobressaíram-se também os pequenos negócios da Agropecuária, com a abertura de 10,7 mil empregos, seguidos pela Construção Civil (mais 9,2 mil). As micro e pequenas empresas da Indústria de Transformação e do Comércio, entretanto, registraram saldos negativos de, respectivamente, 1,7 mil e 275 em junho de 2019. Também no acumulado do primeiro semestre deste ano, foram os pequenos negócios do setor de Serviços que sustentaram a criação de postos de trabalho no país, com 213,8 mil contratações, 55,2% do total de empregos gerados por todo o conjunto de pequenas empresas nesse período.


Assessoria de Imprensa

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Vendas no comércio varejista fecham 2025 com alta de 1,6%

Economia
Imagem de destaque

Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos

Economia

Como declarar ganho de capital na venda de imóvel e como usá-lo para o IR

Economia

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Chuva espanta foliões e abertura do Carnaval de Londrina tem público abaixo do esperado

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Mulher de 43 anos morre em acidente de motocicleta na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Recém-nascido é encontrado morto em saco plástico dentro de lago em Arapongas

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.