Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Placar da Previdência já conta com 42 dos 49 votos para aprovação

15 jul 2019 às 11:05
Por: Estadão Conteúdo

A reforma da Previdência ainda precisa passar por um segundo turno na Câmara dos Deputados, mas a maioria dos senadores se posiciona favoravelmente à proposta que muda as regras para se aposentar no Brasil. O Placar da Previdência, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta 42 votos "sim" ao texto, antes mesmo de ele chegar ao Senado.

O número representa mais do que a metade dos senadores, mas ainda está sete votos aquém do mínimo necessário para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição na Casa, de 49 senadores.

O jornal ouviu os senadores na última semana, quando os deputados ainda analisavam os chamados destaques (sugestões de mudanças ao texto-base). Do total, 15 senadores pediram para se manifestar apenas quando o texto chegar ao Senado, e 11 se disseram contrários à reforma da Previdência da forma como foi aprovada na Câmara. Sete não foram encontrados, um se declarou indeciso e quatro não quiseram responder.

Entre os 42 senadores que se manifestaram favoravelmente ao texto, é comum a defesa da inclusão dos Estados e municípios nas novas regras. Da forma como está o texto, a reforma fixa uma nova idade mínima para se aposentar - 65 anos para homens e 62 anos para mulheres - que vai valer para quem entrar no mercado de trabalho.

A nova idade valerá tanto para trabalhadores da iniciativa privada como para servidores públicos da União. No entanto, depois de modificações na Câmara, o funcionalismo público estadual e municipal ficou de fora.

Outras notícias

Dólar sobe para R$ 5,24 em meio a tensões entre EUA e Irã

Mercado reduz previsão da inflação para 3,95% este ano

Bayer tenta acordo de US$ 7,25 bi após ações que ligam herbicida a câncer

PEC paralela

Se os senadores alterarem o texto, a proposta precisa voltar à Câmara - o que atrapalharia o desejo do governo de vê-la promulgada na semana da Pátria, em setembro. Para evitar o atraso, está sendo gestado um acordo para que a inclusão de Estados e municípios e eventuais mudanças sejam feitas em proposta paralela, que, depois do Senado, voltaria para a análise dos deputados.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), cotado para ser relator da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, diz que a PEC paralela seria uma saída para atender ao desejo da maioria dos senadores pela reinclusão de Estados e municípios na reforma. Segundo ele, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está de acordo com a ideia.

Jereissati é relator de uma comissão montada no Senado para acompanhar o trâmite da reforma na Câmara. Na última semana, enquanto os deputados discutiam a proposta, o grupo recebeu governadores para debater as mudanças nas regras de aposentadoria.

Para o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), é um "absurdo" que Estados e municípios não estejam contemplados no texto. "Dessa forma, o Brasil vai continuar limpando o chão com a torneira aberta", diz.

Para o líder do PP no Senado, Espiridão Amin (SC), há duas opções: incluir Estados e municípios de forma impositiva ou permitir a adesão por projeto de lei enviado por governadores e prefeitos a assembleias e Câmaras. A segunda opção poderia ter mais receptividade, disse Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ no Senado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

BC decreta liquidação do Banco Pleno, presidido por ex-sócio do Master

Economia
Imagem de destaque

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Economia

BC decreta liquidação extrajudicial do conglomerado do Banco Pleno

Economia

Quem pode ser considerado dependente no IR 2026?

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de apartamento no Residencial Santos Dumont

Brasil e mundo
Brasil

Adolescente morre eletrocutada por máquina de lavar roupa

Brasil e mundo
Mundo

Agente de liberdade condicional é flagrada aos beijos com condenado por duplo homicídio

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos fica em estado crítico após bater moto contra radar em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Criança morre após ficar com pé preso em fenda de cachoeira

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Podcast do Marcelo Villa | EP 4 | Gestão, Saúde e Bastidores | Felippe Machado

Podcast Falando de Gestão | EP 48 | Reunião de ex-alunos - Lições da gestão estratégica

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.