Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia
Brasil

'Ressarcimento deve cair na conta e sem burocracia', diz presidente do INSS sobre descontos

Gilberto Waller afirmou que presidente Lula determinou resolução rápida e que utilize recursos apreendidos de entidades investigadas pela PF
06 mai 2025 às 17:26
Por: Band

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que o ressarcimento dos descontos irregulares para aposentados e pensionistas deve ser pago diretamente na conta-benefício. A informação foi anunciada em entrevista ao repórter Túlio Amâncio, da Band Brasília, nesta terça-feira (6). 

Segundo Waller, o ressarcimento deve ser feito pelos canais oficiais do INSS. "O pagamento existente vai cair na conta-benefício, através de folha suplementar. Não precisa ir ao banco, pedir autorização, vai cair da mesma forma que pensão ou aposentadoria vai cair", explica. 

Sem poder dar maiores detalhes, já que o plano de ressarcimento ainda não foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do INSS afirmou que a ideia é que o beneficiário possa checar pelos canais oficiais do órgão. 

"Quando liberado, será aberto a todos. A forma como Lula determinou é que seja desburocratizado, algo simples", diz Waller, que faz um alerta aos beneficiários do INSS. 

"Hoje em dia não tem nenhum programa de ressarcimento em curso, não cliquem em links, não aceite telefonemas, não dê seus dados para ninguém ou assine papéis. Não aceite ajuda de ninguém, você poderá fazer de forma fácil", pontua. 


Gilberto Waller afirmou que o presidente Lula determinou que os órgãos envolvidos no ressarcimento tentem recuperar o máximo possível dos R$ 6 bilhões fraudados pelas entidades investigadas pela Polícia Federal. "Para isso, a Advocacia-geral da União foi instada pelo INSS para a propositura de um bloqueio de bens, não só das instituições como dos sócios que fraudaram recursos públicos", diz. 

Waller afirma que Lula pede uma resolução rápida para utilizar os recursos apreendidos e os futuramente bloqueados. "Independente disso, há um projeto que a gente precisa ressarcir e isso vai ser discutido com Lula como a gente vai atuar nesse sentido", diz, sobre a possibilidade de usar recursos da União. 

Sobre afastamentos e investigações no INSS, Waller afirma que faz um pente-fino na instituição. "Queremos saber de suspeitas, quem responde a processo e quem pode ter uma ligação com uma prática que não defenda o interesse público. Essas pessoas vão ser afastadas", pontua. 

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Governo libera R$ 501,4 milhões para Ministério das Cidades

Economia
Imagem de destaque

BC fecha cerco a contas-bolsão e regulamenta serviços bancários

Economia

BC proíbe fintechs sem licença de usar termos como “banco” e “bank”

Economia

Black Friday: problemas em entregas lideram reclamações

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Senhor Churrasco inaugura segunda unidade na Estrada do Limoeiro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Rota do Natal em Londrina começa a funcionar neste domingo a partir das 10h

Cidade

Papai Noel gigante será inaugurado no Lago Igapó II neste domingo

Cidade
Londrina e região

Acidente na Estrada da Cegonha deixa motorista com suspeita de embriaguez ferido

Cidade
Londrina e região

Mulher armada com canivete agride médica dentro de centro de saúde

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 10 | Lançamentos da Prestes Construtora

Podcast PodFala com a Tai | EP 5 | Música, Carreira e Paixão | Mateus Moretti

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.