Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

500 estações de monitoramento e três laboratórios garantem qualidade da água

19 out 2023 às 16:35
Por: Agência Estadual de Notícias
Roberto Dziura Jr/AEN

Plano de gestão, banco de dados, fiscalização, pesquisa e tecnologia. Esses são alguns dos instrumentos utilizados pelo Instituto Água e Terra (IAT), dentro de um robusto sistema de monitoramento hídrico com aproximadamente 500 estações, para avaliar a vazão e o nível dos rios, além de garantir a qualidade da água que chega aos paranaenses.


Ao todo, a divisão especializada do IAT possui três áreas responsáveis por coletar informações sobre a água no Estado: a de qualidade ou limnologia, a de levantamento de cargas poluidoras e a de hidrometria. Cada uma delas analisa aspectos particulares, utilizando dados coletados em tempo real, amostras de efluentes lançados por diversos empreendimentos ou por meio da instalação de estações de monitoramento.


Em relação à qualidade de água, a rede é composta por 207 estações distribuídas entre as 16 bacias hidrográficas paranaenses. A cada três meses são coletadas amostras de água e encaminhadas para análise nos três laboratórios do IAT (Curitiba, Londrina e Toledo), todos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), seguindo a norma de qualidade laboratorial ISO 17.025. Nesses espaços são feitos diversos testes que avaliam, entre outros quesitos, as características físicas, químicas e biológicas da água.


“Todos os procedimentos são aplicados para certificar que a água do rio está em um nível de qualidade compatível com o que é estabelecido nos planos de gestão das bacias, que levam em conta os usos múltiplos atuais e futuros da água”, afirma a chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier.


Esse processo também é aplicado pela área de levantamento de cargas poluidoras, que coleta periodicamente amostras dos efluentes lançados por empreendimentos para verificar se os resíduos condizem com os padrões permitidos pela legislação ambiental. Os resultados obtidos são utilizados pelos departamentos de outorga e licenciamento do órgão ambiental e servem de apoio às ações de fiscalização.

Outras notícias

Governador sanciona lei que garante água e luz para imóveis em fase de regularização no Paraná

Referência no Brasil, Paraná realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2025

PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná


HIDROMETRIA – Outra área de monitoramento do instituto é a de hidrometria, que analisa a quantidade de água nas bacias hidrográficas paranaenses. No total, a rede do IAT reúne 300 estações, que podem transmitir os dados de forma manual ou por telemétricas, compartilhando em tempo real, via satélite, as condições de cada local. Esses instrumentos são responsáveis por avaliar a vazão, a quantidade das chuvas e o nível da água de rios do Estado, permitindo um planejamento antecipado.


“Nós temos estações que datam de 1930, o que permite a construção de um histórico detalhado do perfil hidrológico das bacias. Esses dados facilitam o cálculo da quantidade de água disponível nos rios para captação ou despejo de efluentes”, afirma Christine.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Rodovida 2025/2026: PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Jovem morre após capotamento e atropelamento na BR-376, em Ponta Grossa

Paraná

Saúde alerta para risco de acidentes com animais peçonhentos durante o verão

Paraná

Onda de calor provoca temperaturas acima de 38 °C no Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Comércio de rua de Londrina fecha nesta quinta e sexta-feira

Cidade
Londrina e região

Homem agride policial militar mulher no Zerão e é contido por populares

Cidade
Londrina e região

Homem que agrediu policial militar feminina em Londrina é ex-policial civil

Podcasts

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.