Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Chuvas ganham força em janeiro, mas estão distantes da média do mês em 27 cidades

17 jan 2022 às 16:20
Por: Agência Estadual de Notícias

As chuvas voltaram a ganhar intensidade no Paraná em janeiro de 2022, mas ainda estão distantes da média histórica para o mês. Segundo levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) sobre os primeiros 16 dias do mês, apenas Assis Chateaubriand, Cambará, Cândido de Abreu, Curitiba, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Guaíra, Guaratuba, Lapa, Palmas, Pinhais, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória estão a menos de 100 milímetros de atingir a média histórica, enquanto outras 27 cidades ainda estão distantes da régua normal do mês.

O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (17), aponta chuvas de 115 milímetros até o momento em Curitiba, faltando 70 mm para alcançar a normalidade (185 mm). Apenas no sábado choveu entre 30 e 50 mm em pontos distintos da Capital.

Pinhais e Guarapuava são as que estão mais próximas da média. A cidade da Região Metropolitana de Curitiba já registrou 174,2 mm de chuva em janeiro, contra 191,5 mm da média (diferença de apenas 17,5 mm). No município do Centro-Sul já choveu 161 mm, contra 185,3 mm da série histórica (restando 24,3 mm).

A região que mais concentrou chuvas foi Guaratuba, com 307 mm até o momento, restando 44,3 mm para a média (351,3 mm). É quase o dobro de precipitações das cidades que também registram chuvas em alta: Pinhais (174,2 mm), Paranaguá (161,8 mm), Guarapuava (161 mm) e Antonina (158 mm).

Os principais déficits são em Foz do Iguaçu (Oeste), restando 275,3 mm (apenas 34,4 mm, contra 309,3 mm de média); Campo Mourão (Noroeste), restando 256,6 mm (apenas 40 mm em janeiro, contra 296,6 mm de média); e Altônia (Noroeste), restando 227,7 mm (53 mm em 2022, contra 280 mm de média).

Outras notícias

Vídeo mostra jovem sendo surpreendida por tornado no PR: "Achei que ia morrer"

PCPR indicia três homens por roubo de caminhão que causou seis mortes na RMC

Menina de 9 anos denúncia estupro em bilhete, e padrasto é preso

RODÍZIO – Com as chuvas de janeiro, a Sanepar acrescentou mais um dia com água no rodízio da Região Metropolitana de Curitiba. O tempo de abastecimento será de três dias e meio (84 horas com água) e até 36 horas de suspensão. Este novo modelo é possível devido à elevação do nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que chegou nesta segunda a 76,9%.

Outras cidades com situação crítica de abastecimento também estão com rodízio, como Dois Vizinhos, no Sudoeste. Em 2021, o País viveu a pior seca em 91 anos. O Paraná tem sido afetado pela crise hídrica desde 2020, quando os reservatórios atingiram níveis mínimos históricos. O estado está sob Decreto de Emergência em todo o seu território devido à estiagem.

SEMANA – Segundo o Simepar, o ambiente atmosférico de instabilidade permanece no Estado nesta semana. Há chances de temporal na RMC e no Litoral. As temperaturas seguem elevadas, com máximas de 39° C em Umuarama e 37° C em Foz do Iguaçu na quinta-feira.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Olho Vivo: Paraná terá câmeras inteligentes com IA para reforçar a segurança pública

Paraná
Imagem de destaque

Ciclista é atropelado, cai em caçamba e acorda na garagem do motorista; Veja o vídeo

Paraná

Vidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas

Paraná

Ministério Público conclui que houve omissão de socorro em caso no Pico Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na zona oeste de Londrina reclamam de mau cheiro na água

Cidade
Cascavel e região

Motorista morre e três ficam feridos em grave acidente na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.