Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Paraná promove acolhimento de mais 313 profissionais do Programa Mais Médicos

01 fev 2024 às 16:04
Por: Agência Estadual de Notícias
SESA-PR

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa), em parceria com a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, promoveu nesta quinta-feira (01) uma ação de acolhimento para 313 profissionais que aderiram ao programa pelos ciclos 31º ao 36º, contemplando 81 municípios da macrorregião Leste do Paraná – abrangendo as Regionais de Saúde de Curitiba, Irati, Guarapuava, Paranaguá, Ponta Grossa, União Vitória e Telêmaco Borba. O evento foi no teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.


No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.690 vagas. Destas, 1.306 já foram ocupadas. O programa Mais Médicos tem como propósito diminuir a carência de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) de regiões prioritárias, fortalecer a prestação de serviços desta área à população. Também busca aperfeiçoar os médicos para atuar de acordo com as políticas públicas do setor e com o sistema de funcionamento do SUS, além de ampliar a oferta de especialização profissional nas áreas estratégicas para a saúde.


Os médicos do programa atuam nas equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, de Atenção Primária Prisional e nos Distritos Sanitário Indígena (DSEI). Eles atendem a população nas necessidades e problemas de saúde, de forma integrada com os demais profissionais das equipes. Realizam ainda, atendimento às gestantes no pré-natal das gestantes e na puericultura, na saúde mental, saúde do idoso, condições crônicas (como diabetes, hipertensão) e agravos como a hanseníase, tuberculose e a dengue, entre outros.


“São várias as estratégias adotadas pela Sesa, como o programa de qualificação, fortalecimento da vigilância em saúde, telesaúde, entre outras para que ocorra o fortalecimento da Atenção Primária”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “Os médicos são imprescindíveis tanto para compor a formação dessas equipes quanto para que possamos atender cada vez mais e melhor as pessoas que buscam o serviço de saúde em todos os municípios paranaenses”.


O evento teve participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). Estiveram presentes secretários municipais de saúde e coordenadores da APS dos municípios onde esses profissionais irão atuar em suas respectivas Regionais de Saúde

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Paraná ganha novos batalhões da PMPR e do Corpo de Bombeiros

Paraná
Imagem de destaque

Professor publica vídeo e desabafa após ser acusado injustamente de furto

Paraná

Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto

Paraná

Conta de luz terá aumento médio de 20,5% a partir desta quarta

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Inmet põe Londrina e mais 288 cidades em alerta de tempestades

Brasil Urgente
Londrina e região

Oficina mecânica é furtada pela 4ª vez no ano em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ônibus desgovernado bate em muro e gera pânico na Zona Leste

Brasil Urgente
Londrina e região

Guarda Municipal fecha bingo clandestino no centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Vítima é achada com pés amarrados após execução em Paiquerê

Podcasts

Tá no Pod Shopping JL | EP 4 | Tá No Pod: Inovação em Cascavel | Maikon Bruno

Sem Cerimônia | EP 8 | Planejamento Sucessório | Juliana Tavares, Elizângela Ribeiro e Charles Ribeiro

Tá no Pod Shopping JL | EP 3 | Bastidores da Gastronomia de Eventos | Cezar de Oliveira e Léia Aparecida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.