Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Pesquisa aponta que vendas no Dia dos Namorados reduziram em todo Paraná

20 jun 2023 às 22:09
Por: Assessoria de imprensa

A venda de presentes para o Dia dos Namorados (12 de junho) retrocedeu 8,7% em todo o Paraná, quando comparada com o ano passado. O resultado foi apurado em pesquisa realizada pelo grupo DataCenso, sob encomenda da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em parceria com a ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina.


Na apuração por regiões, os resultados foram negativos em Curitiba (-6,4%), Ponta Grossa (-12,2%), Londrina (-12,6%), Cascavel (-9,8%), Maringá (-8%), Francisco Beltrão (-7,8%) e Guarapuava (-5,3%). Em Londrina, 15% dos comerciantes entrevistados disseram que as vendas foram superiores a 2022, enquanto 26% afirmaram que foram iguais e 58% consideram inferiores.


Entre os motivos apontados pelos comerciantes de Londrina para a diminuição nas vendas estão o menor poder de compra do consumidor (38%), o clima (10%), preços altos (7%), concorrência com as compras pela internet (5%), cenário político (5%), o fato de a data ter caído em uma segunda-feira (5%), pouco movimento (5%), falta de produtos (2%) e outros motivos (17%).


As formas de pagamento mais utilizadas pelos londrinenses foram a prazo no cartão de crédito (57%), em uma vez no cartão de crédito (19%), à vista com PIX (11%), à vista no cartão de débito (6%), crediário da loja (4%) e à vista em dinheiro (3%).


Quanto à expectativa em relação à economia, os comerciantes londrinenses estão animados (38%), preocupados (56%) e desanimados (7%). Já em relação ao próprio negócio, a maioria está animada (67%), enquanto 33% estão preocupados.

Outras notícias

PCPR conclui inquérito sobre crimes cometidos por técnico de enfermagem em Curitiba

MP denuncia enfermeiro que abusava de pacientes; criança também foi vítima

Libras e línguas indígenas: Educação abre PSS para intérpretes e professores


Em Londrina, dos comerciantes entrevistados que vendem pela internet, 23% disseram utilizar o WhatsApp; 40% usam o Instagram; 18% vendem pelo site da loja; 13% pelo Facebook; 3% por redes sociais em geral; 28% por e-commerce; 8% no Mercado Livre; 3% no Magalu; 5% na Shopee e 3% por outros meios.


Para Angelo Pamplona, presidente da ACIL, o resultado mostra que o consumidor está cauteloso: “As pessoas estão cortando gastos e isso atinge principalmente o comércio. Por isso, a ACIL está preparando o Londrina Liquida, uma campanha de promoções marcada para os dias 6, 7 e 8 de julho para estimular a economia da cidade em um momento sem datas comemorativas relevantes, oferecendo preços acessíveis ao consumidor. É também uma forma de tentar compensar o desempenho das vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados”, revela.


Realizada por telefone, a pesquisa ouviu 606 comerciantes, entre os dias 13 e 15 de junho, das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, com grau de confiança de 95%.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PCPR prende homem investigado por diversos estupros em General Carneiro

Paraná
Imagem de destaque

Encontrado corpo de criança que estava desaparecida após enxurrada em General Carneiro

Paraná

PCPR e PMPR realizam operação contra organização criminosa ligada ao tráfico de drogas

Paraná

PRF apreende 19,5 toneladas de maconha e realiza a maior apreensão da droga do sul do Brasil

Mais Lidas

Jornal Tarobá 1ª Edição

Mãe de Felipe desabafa sobre a perda do filho de seis anos para bactéria que gera alerta em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Acidente grave na BR-369 deixa quatro pessoas feridas; duas em estado grave

Cidade
Londrina e região

Após dois anos foragido, apontado como líder do tráfico morre em confronto com a PM

Cidade
Londrina e região

Chuva desde o final da tarde deixa vários pontos alagados em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Vítima entra em luta corporal e morre junto com possível atirador em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.