Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Segundo a Copel 66,5 mil unidades consumidoras estão sem energia no Paraná

30 out 2023 às 18:43
Por: Portal Tarobá

A chegada de um temporal de grandes proporções ao Paraná na tarde desta segunda-feira, 30, provocou novos estragos na rede elétrica das regiões Oeste e Noroeste do Estado. Mais de mil profissionais da Copel trabalham em todo o Estado para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores desligados. Em algumas regiões, chuvas e ventos fortes provocaram danos graves à rede, como queda de árvores e quebra de postes. 


O temporal agrava a situação de municípios que já sofriam com as chuvas intensas que caíram sobre diversas regiões do Estado desde a última sexta, 27. Em diversas regiões o acúmulo de água provocou alagamentos que dificultaram o acesso das equipes da companhia à rede. 


Ao todo, 66,5 mil unidades consumidoras estão sem energia no Paraná e 2,6 mil serviços emergenciais estão pulverizados por todas as regiões - dos quais 1,2 mil estão nas regiões Oeste e Sudoeste. Cada serviço emergencial representa um ponto diferente da rede elétrica que sofreu um dano e precisa ser verificado e reparado. 


No momento, os municípios mais afetados são Toledo, Cascavel, Terra Roxa, Brasilândia do Sul, Guaíra, Santa Helena, Cafezal do Sul, Nova Santa Rosa, Corbélia, Palotina e Esperança Nova. União da Vitória e Prudentópolis, por conta das chuvas intensas do final de semana, também demandam grande mobilização das equipes da companhia. 


ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA – A Copel reitera que, em ocorrências climáticas como esta, é importante o cuidado com a segurança, especialmente em áreas com acúmulo de água. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados. Em situações de risco, o contato deve ser feito também pelo número 0800 51 00 116. A Copel informa que, dependendo do avanço das cheias, poderá desligar a energia por risco de choque elétrico. 

Outras notícias

Polícia Civil prende homem por apologia ao nazismo e ameaças em redes sociais em Curitiba

Governador sanciona lei que garante água e luz para imóveis em fase de regularização no Paraná

Referência no Brasil, Paraná realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2025


VAZÕES - A cheia em toda a bacia do rio Iguaçu por conta das chuvas frequentes e intensas levou também ao aumento no volume de água que chega às Cataratas que, hoje (30), está com vazão próxima a 24.000 m³/s. Há tendência de queda nesse número, mas a previsão é de que a vazão média diária desta segunda-feira seja a quarta maior desde 1978, quando a Copel começou a monitorar a região. O recorde foi registrado no dia 11 de julho de 1983, que teve vazão média de 37.181 m³/s, seguido pela média de 31.390 m³/s no dia 30 de maio de 1992, e de 30.023 m³/s em 9 de julho de 2014. 


COMUNIDADES RIBEIRINHAS – A Copel mantém contato permanente com a Defesa Civil, que orienta os moradores e prefeituras a respeito das providências a serem tomadas diante dos cenários registrados em cada usina. A Companhia reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem aumentar a atenção nesses períodos de cheia. Quando as usinas estão com comportas abertas e vertendo, a correnteza aumenta tanto acima quanto abaixo da barragem e o risco de afogamentos e acidentes com embarcações também é maior.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Rodovida 2025/2026: PRF registra redução de 53% nas mortes na Operação Natal 2025 no Paraná

Paraná

Jovem morre após capotamento e atropelamento na BR-376, em Ponta Grossa

Paraná

Saúde alerta para risco de acidentes com animais peçonhentos durante o verão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-detento é executado a tiros dentro de barbearia na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpos de família vítima de acidente na PR-170 são velados em Florestópolis

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Cidade
Londrina e região

Valor da tarifa do transporte público de Londrina para 2026 ainda não tem previsão de anúncio

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.