Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Sem aulas presenciais, merendeiras mudam rotina durante pandemia

31 out 2020 às 09:02
Por: Redação Tarobá News

A rotina das merendeiras que atuam nas escolas estaduais mudou com a pandemia. Sem os estudantes, devido ao isolamento social, as mais de 5 mil profissionais responsáveis por preparar e servir quase um milhão de refeições diárias ficaram responsáveis, principalmente, em auxiliar na distribuição de alimentos para as famílias de 231 mil alunos beneficiários do Bolsa Família.

Quinzenalmente, os colégios entregam os kits de alimentação e também materiais impressos aos alunos que estão com dificuldade de acesso às aulas remotas. Muitas merendeiras têm ajudam na organização dos produtos dos kits e da agricultura familiar, e também na sua higienização, além de acompanhar a estocagem dos produtos adquiridos para as escolas.

No Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda, em Curitiba, cerca de 300 refeições deixaram de ser feitas por dia. “Este ano está bem complicado. Uma escola sem aluno não é escola. Dá uma saudade de fazer comida para eles, de conversar com os estudantes”, disse Judite Kutianski, que atua há 15 anos na escola.

A ausência dos alunos também tem motivado algumas ações diferenciadas. Um exemplo é a distribuição de pão de mel para os alunos do Colégio Estadual Dr. Chafic Cury, em Rio Azul. As merendeiras auxiliaram no preparo dos doces para mais de 600 estudantes, que foram entregues junto com os kits de alimentação.

“Foi uma forma que encontramos para dizer que os nossos alunos são importantes. Mesmo em casa é para lembrar dos vínculos com a escola, uma forma de incentivo”, comentou a diretora Lucy da Luz. Para a produção do pão de mel foram utilizados ingredientes da alimentação escolar, itens adquiridos com recursos da Associação de Pais e Mestres (APMF) e de doação.

Outras notícias

Carrapato e mosquito-palha: Saúde reforça cuidados contra transmissores de doenças

PRF realiza transporte aeromédico de criança com câncer entre Garuva e Curitiba

Acidente na BR-277 em Porto Amazonas deixa um morto

FORMAÇÃO - Em 2020, o Instituto Fundepar ofertou um novo formato para o curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Com a formação, o objetivo é aprimorar os procedimentos que devem ser adotados pelas escolas a respeito de requisitos higiênico-sanitários nas cozinhas, dispensas e refeitórios, promoção da alimentação escolar saudável, segura e que venha a suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

“É um aperfeiçoamento, com novas formas de trabalho, melhorando aquilo que já realizo no dia a dia, seguindo as normas da vigilância sanitária ainda mais nesse período da pandemia, em que estamos vivendo novos desafios. O curso auxiliará na formação e aprendizagem", explicou Terezinha Antônio, do Colégio Estadual Alberto de Carvalho, em Prudentópolis, Centro-Sul do Paraná.

Atualmente, ainda acontece uma última oferta do curso até o fim de novembro com a participação de 829 inscritos. O novo modelo é autoinstrucional, sem a mediação de professor-tutor, o que permite maior autonomia para o participante organizar seu estudo. Cerca de 900 cursistas já concluíram a formação.

INVESTIMENTOS - A Fundepar ainda adquire e entrega equipamentos e mobiliários para as cozinhas das escolas estaduais. Como exemplo, estão nesta lista 1.000 refrigeradores, no valor de mais de R$ 2,2 milhões. Mas também fogões, panelas de pressão, liquidificadores, micro-ondas, balanças, caixas para frutas e legumes, entre outros itens.

AEN

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Homem de 23 anos morre após ser linchado por crime que não cometeu no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Confronto em Maringá termina com dois mortos e apreensão de armas

Paraná

Com drone de câmera termal, bombeiros localizam em 7 minutos homem perdido em mata no Paraná

Paraná

PCPR resgata cães e gatos vítimas de zoofilia em Piraquara

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Laudo aponta que motorista de aplicativo foi morto com 24 facadas em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Família busca jovem de 19 anos que desapareceu em Londrina há mais de 40 dias

Cidade
Londrina e região

Jovem morre em acidente de moto na zona leste após pegar veículo sem autorização

Cidade
Londrina e região

Tampa de bueiro "solta" quase faz carro capotar no Jardim Burle Marx

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Podcast Arte do Sabor | EP 9 | A Importância do Azeite Para a Culinária Italiana

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.