Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Tecnologia do Paraná para reconhecimento facial na chamada chega a Portugal

08 ago 2023 às 07:48
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Lucas Fermin/SEED

A solução de reconhecimento facial utilizada em cerca de 1,6 mil escolas do Paraná para a realização de chamadas em sala de aula também será implementada, agora, na United Lisbon International School, uma das principais instituições de ensino de Portugal. O Governo do Estado havia fechado em maio o acordo para a exportação da tecnologia.


O sistema, desenvolvido pela Celepar, ficou em teste durante três meses e foi aprovado pela direção da escola, que atende 700 alunos de cerca de 50 países – Lisboa é um dos principais destinos de imigrantes da Europa.


A solução chegou aos colégios da rede estadual do Paraná no início deste ano letivo. A primeira etapa foi o cadastro de fotos dos alunos pelo aplicativo Escola Paraná. Desde então, basta que o professor tire de uma a quatro fotos da turma para que o sistema reconheça os estudantes nas imagens e conceda a presença automaticamente. Tudo é feito por meio do aplicativo Escola Paraná Professores ou pelo Registro de Classe Online (acessado em um navegador de internet), também desenvolvidos pela Celepar.


“Desde que surgiu como projeto-piloto em 89 instituições, a solução foi aperfeiçoada e adequada às necessidades da escola. Agora, com a nossa tecnologia de reconhecimento facial sendo exportada a Portugal, vemos como a solução representa uma grande transformação tecnológica no dia a dia dos colégios do Paraná”, diz Gustavo Garbosa, presidente da Celepar.


A tecnologia possibilita que chamada seja feita em cerca de um minuto. No modo convencional, ela toma cerca de cinco minutos, aproximadamente 10% do tempo do professor em sala de aula.

Outras notícias

Governador sanciona lei da gratuidade de passagens para idosos nos ônibus intermunicipais

Com IA para facilitar renovação da CNH, Paraná anuncia parceria com Google

Sanepar disponibiliza canal para registrar vazamentos nas redes da empresa


Outra vantagem é que os pais podem ter certeza de que os estudantes estão na escola, uma vez que o sistema de reconhecimento facial está ligado ao Escola Paraná — aplicativo usado pelas famílias para acompanhar o desempenho escolar dos filhos. 


PRIVACIDADE – No mercado internacional, a solução atende aos critérios de privacidade da União Europeia, um dos mais rígidos do mundo. Além disso, o sistema passou por todos os testes de diversidade étnica. Em outras soluções do mercado, os algoritmos tinham dificuldades para diferenciar traços das pessoas.


As fotos do cadastro biométrico e do registro da frequência não ficam armazenadas no dispositivo. As imagens são enviadas ao servidor da Celepar, criptografadas e não podem ser acessadas diretamente, somente via data center da Celepar, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


CELEPAR – Com o fornecimento da tecnologia, o governo estadual dá um passo raro no setor de tecnologia pública. Em geral, essas companhias funcionam apenas como uma grande área de TI do Estado, desenvolvendo sistemas simples e fazendo manutenção de programas e equipamentos. No Paraná, por outro lado, a Celepar tem outra postura, mais semelhante à das empresas privadas em termos de inovação. 


A empresa teve, em 2022, um faturamento de R$ 416,5 milhões, com crescimento de 20,76% em comparação a 2021 – o maior valor em dez anos. 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Testamento Vital: cresce a adesão no Paraná para decisão sobre tratamentos médicos

Paraná
Imagem de destaque

Suspeitos de matar vereador no interior do PR morrem após confronto com policiais em Curitiba

Paraná

PRF recupera veículo furtado antes do registro de ocorrência por roubo/furto em Guarapuava

Paraná

Caminhonete carregada com maconha capota após acidente na BR-277 em Guarapuava

Mais Lidas

Jornal Tarobá 1ª Edição

Mãe de Felipe desabafa sobre a perda do filho de seis anos para bactéria que gera alerta em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Após dois anos foragido, apontado como líder do tráfico morre em confronto com a PM

Cidade
Londrina e região

Trabalhador morre ao sofrer acidente em empresa de móveis de Arapongas

Cidade
Londrina e região

Acidente grave na BR-369 deixa quatro pessoas feridas; duas em estado grave

Cidade
Londrina e região

Chuva desde o final da tarde deixa vários pontos alagados em Londrina e região

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.