Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

TJPR confirma decisão que veta o corte de 231 araucárias em Cascavel

12 abr 2022 às 17:20
Por: Redação Tarobá News

Em Cascavel, no Oeste do estado, em julgamento de ação proposta pelo Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná confirmou sentença e manteve a proibição do corte de 231 araucárias. A derrubada havia sido autorizada pelo Instituto Água e Terra (IAT) para a realização de obras na Estrada Rural Arataca, a pedido da prefeitura da comarca. O MPPR entrou com o processo judicial buscando suspender essa autorização em virtude da necessidade de proteção da espécie Araucária angustifolia, que se encontra em risco de extinção. A Justiça já havia acatado os pedidos ministeriais em primeira instância, mas o IAT recorreu ao TJPR, que na última semana reafirmou a decisão, por unanimidade.

A ação civil pública foi proposta em junho de 2020 pelo Ministério Público por meio do Núcleo de Cascavel do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e pela 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel. Além de destacar o fato da araucária estar inserida na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o MPPR reforçou que a espécie é também remanescente do Bioma da Mata Atlântica, que tem proteção especial garantida pela Lei Federal 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica). Sustentou ainda que o IAT concedeu a autorização de corte sem qualquer embasamento técnico e que nem o órgão estadual nem a prefeitura fizeram estudo para verificar a possibilidade de readequação da estrada sem danificar o meio ambiente.

Símbolo do Paraná – Em maio do ano passado, acatando os argumentos do Ministério Público, a Vara da Fazenda Pública de Cascavel suspendeu liminarmente a autorização concedida pelo IAT e posteriormente determinou a anulação do ato, por entender que o mesmo foi ilegal. Buscando reverter a sentença, o órgão ambiental recorreu ao TJPR. Em julgamento realizado agora, no dia 8 de abril, os desembargadores da 5ª Câmara Cível negaram provimento ao apelo, mantendo a decisão que anulou a derrubada das árvores. Conforme a decisão unânime, que referendou todos os argumentos ministeriais, “além da constatação de que as árvores que se pretendia extirpar eram nativas, não há como se ignorar o fato de que se trata de árvore símbolo do Estado do Paraná, sob risco sério de extinção, não havendo como se cogitar em aceitar a eliminação de tão elevado número de árvores da espécie Araucária angustifólia, sem a realização de estudos criteriosos sobre os impactos que seriam causados, bem assim um projeto adequado e consistente para eventual reposição. Portanto, a manutenção da sentença é medida que se impõe”.

Processo nº 0018708-19.2020.8.16.0021

Ministério Público do Paraná

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Calor intensifica presença de morcegos e Saúde alerta para cuidados com a raiva

Paraná
Imagem de destaque

Polícias Civil e Militar prendem em flagrante autor de homicídio em Ponta Grossa

Paraná

Simepar classifica tornado que atingiu São José dos Pinhais na categoria F2 da Escala Fujita

Paraná

Transporte de carga especial pode causar lentidão nas rodovias do Paraná nesta segunda-feira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Patrulha Rural na PR-445

Cidade
Londrina e região

Funcionárias terceirizadas do HU protestam contra atraso salarial e falta de benefícios

Cidade
Londrina e região

Motorista de Audi bate contra árvore na zona sul e admite consumo de álcool

Cidade
Londrina e região

Suspeitos apresentam versões diferentes sobre assassinato de vendedor de ouro

Cidade
Londrina e região

Policial de folga relata abordagem a autor de homicídio em academia de Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.