Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Dino veta envio de emendas a entidades ligadas a parentes de parlamentares

A medida alcança também parentes dos assessores parlamentares do responsável pela emenda
15 jan 2026 às 17:58
Por: Band - Agência Brasil
Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu nesta quinta-feira (15) a destinação de recursos de emendas parlamentares a organizações não-governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor (associações ou institutos) que tenham na direção ou sejam administradas parentes do congressista responsável pela indicação da verba pública. 


Pela decisão, a proibição alcança também parentes dos assessores parlamentares do responsável pela emenda. A vedação alcança ainda outros tipos de pessoas jurídicas, como empresas que tenham entre os sócios ou dirigentes familiares ou cônjuges de congressistas, prestadores de serviço e fornecedores. 


“Não se revela compatível com o regime republicano que parlamentar possa destinar emendas a entidades vinculadas a familiares, direta ou indiretamente, transformando recursos públicos em moeda de afeto, conveniência ou lealdade pessoal, para não mencionar hipóteses de escancarado peculato”, escreveu Dino.  


Tal prática “desnatura por completo a finalidade constitucional das emendas, como também esvazia a impessoalidade, degrada a legitimidade da despesa e alimenta a desconfiança da sociedade nas instituições democráticas”, acrescentou o ministro. Ele afirmou ainda que a medida visa impedir a prática de nepotismo e de improbidade administrativa. 

No início da decisão, o ministro citou levantamento publicado na quarta-feira (14) pelo jornal O Globo, segundo o qual as emendas destinadas a Organizações Não Governamentais (ONGs) chegaram a R$ 3,5 bilhões na atual legislatura, 410% a mais do destinado em toda a legislatura anterior, entre 2019 e 2022. O valor é também mais que o triplo das emendas destinadas a estados e o Distrito Federal. 

Após citar esse aumento, Dino afirmou que “avolumam-se indícios graves de malversação de verbas públicas, com a destinação de recursos para a satisfação de interesses privados”. O ministro lembrou que já havia bloqueado os repasses a ONGs sem sede comprovada.

Dino é relator de diferentes ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) que tratam da constitucionalidade na liberação de emendas parlamentares. Desde 2022, o Supremo vem impondo uma série de medidas para assegurar a transparência e a rastreabilidade dos recursos públicos. 

Em paralelo, tramitam em diferentes gabinetes diversos casos sobre suspeitas de desvios em emendas parlamentares. 

Emendas parlamentares: entenda o que são

As emendas parlamentares são instrumentos previstos no processo legislativo que permitem aos deputados e senadores sugerirem alterações ao Orçamento para direcionamento dos recursos para as demandas específicas de seus estados e municípios. 

São as emendas que garantem que as regiões representadas pelos deputados e senadores sejam contempladas com investimentos públicos. Esses repasses, no entanto, se dividem em diversos tipos. As emendas individuais e de bancada são consideradas impositivas, ou seja, obrigatórias.

Nos últimos anos, as emendas se tornaram motivo de impasse entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF), que alega que os repasses não atendem critérios de transparência e rastreabilidade, o que pode resultar em casos de corrupção já que não há como acompanhar o caminho dos valores e seu uso efetivo. 

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Hugo Motta quer tramitação do acordo Mercosul-UE ‘mais rápida possível’

Política
Imagem de destaque

Lula e Ursula destacam que acordo Mercosul-UE beneficiará a todos

Política

Gilmar Mendes nega habeas corpus que pedia prisão domiciliar a Bolsonaro

Política

Trump apoia novo governo palestino de transição em Gaza

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Nuvem funil é registrada na região de Apucarana; já é a terceira em menos de 1 mês no PR

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.