Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política
Brasil

Hugo Motta quer tramitação do acordo Mercosul-UE ‘mais rápida possível’

Após assinatura, o acordo precisa ser submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul
18 jan 2026 às 11:14
Por: Band
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia e prometeu tramitação “mais rápida possível”. 


O Mercosul e a União Europeia oficializaram a assinatura do acordo entre os blocos, em cerimônia realizada em Assunção, no Paraguai. O pacto é considerado um marco histórico para as relações internacionais, sendo o resultado de um processo de negociação que se estendeu por 26 anos.


“Celebro a assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia. Com esta iniciativa, comprovamos a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação, que devem ser sempre os pilares das relações entre os países”, escreveu Hugo Motta na plataforma X, antigo Twitter. 

Outras notícias

Lula e Ursula destacam que acordo Mercosul-UE beneficiará a todos

Gilmar Mendes nega habeas corpus que pedia prisão domiciliar a Bolsonaro

Trump apoia novo governo palestino de transição em Gaza


“Pretendemos dar ao acordo a tramitação mais rápida possível na Câmara dos Deputados, para que ele possa entrar em vigor o quanto antes e, assim, começar a repartir seus frutos a todos os participantes”, acrescentou.


Segundo o presidente da Câmara, ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia abre “oportunidades para mais crescimento, mais renda, mais emprego, mais investimentos e mais trocas de novas tecnologias”. 


Assinatura do acordo Mercosul-UE após 25 anos 


Com a assinatura, será criada uma das maiores áreas de livre comércio do planeta, abrangendo uma população de aproximadamente 720 milhões de pessoas. Em termos econômicos, o mercado integrado soma um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 22 trilhões, consolidando-se como um dos maiores acordos bilaterais de livre comércio do mundo.


O texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país integrante do Mercosul. A entrada em vigor da parte comercial do acordo depende da aprovação legislativa, com previsão de implementação gradual ao longo dos próximos anos. 


De qualquer forma, a expectativa é que o tratado seja implementado gradualmente e que seus efeitos práticos demorem algum tempo para começar a ser sentidos, estabelecendo a maior zona de livre comércio do mundo.


Valores democráticos e pilares do acordo


Para além do impacto econômico e comercial, o tratado reafirma a parceria estratégica entre as duas regiões. O documento destaca que a cooperação está alicerçada em valores e interesses compartilhados pelos países membros.


Entre os pilares fundamentais citados no acordo estão a defesa da democracia, o fortalecimento do multilateralismo e a proteção dos direitos humanos. O entendimento é que a parceria fortalece o diálogo político entre as nações, criando uma rede de proteção a esses princípios em ambos os continentes.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Lula: acordo é bom para Brasil, Mercosul, Europa e para o mundo democrático

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro passa a primeira noite na Papudinha

Política

Moraes autoriza transferência de Jair Bolsonaro para a Papudinha

Política

Dino veta envio de emendas a entidades ligadas a parentes de parlamentares

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Nuvem funil é registrada na região de Apucarana; já é a terceira em menos de 1 mês no PR

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.