Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Justiça nega pedido de afastamento MP e Rony pode voltar à Câmara

01 out 2019 às 10:33
Por: Redação Tarobá News

O juiz da 2ª Vara Criminal de Londrina, Délcio Miranda da Rocha negou o pedido de prorrogação de afastamento de Rony Alves do cargo de vereador de Londrina. O pedido tinha sido feito pelo Ministério Público e tinha como objetivo mantê-lo fora da Câmara por mais 180 dias. O último afastamento chegou ao fim em 9 de setembro. Rony não ocupar o cargo desde janeiro de 2018.   Ele é réu na operação ZR3 e investigado por suspeita de propina em troca de mudança de zoneamento urbano na cidade.

No pedido para prorrogação de prazo de afastamento, o Ministério Público alega que a ação é necessária por conta da influência exercida por Alves no Poder Legislativo, “pela necessidade de restabelecimento da moralidade no órgão e para evitar interferência indevida ou coação de vítimas e testemunhas no curso do processo, bem como para evitar possibilidade de reiteração delitiva”.

Mas o juiz levou em que o MP deixou o prazo da medida cautelar acabar para, só então, fazer um novo pedindo de prorrogação. O magistrado Délcio Miranda da Rocha ainda aponta que o processo-crime se encaminha para a fase final. “Há menos necessidade de manutenção da suspensão neste momento do que havia quando a medida foi decretada e prorrogada, garantida que foi a instrução processual e acautelado o meio social contra a possibilidade de reiteração delitiva”.

Assim, Rony Alves volta a poder comunicar-se com os demais vereadores e a frequentar os prédios públicos para o efetivo exercício das suas funções. Mas o juiz manteve as demais medidas cautelares, como não entrar no prédio da prefeitura e de não poder manter contato com outros réus da operação ZR3.

A defesa de Rony Alves informou que ainda aguarda resposta da Câmara para que o cliente retome o cargo. No dia 19 de setembro, o advogado protocolou um requerimento para que a presidência da casa analisasse o imediato retorno às atividades na Câmara, mas não houve resposta.  
ouve resposta.  

A Câmara está aguardando ser oficiada para cumprir a decisão judicial. Após isso deve tomar as providências administrativas necessárias e avisar o suplente que o titular volta ao exercício do mandato. No caso, ainda não se sabe quem deixa o cargo, se Douglas Pereira ou Jamil Janene. 

Em entrevista à TV Tarobá, o vereador Tio Douglas afirmou que vê com estranheza a indefinição da Câmara, sobre quem deve ser dispensado. Ele apontou que a lei eleitoral garante a vaga, como primeiro suplente e disse que está disposto a entrar com mandado de segurança, caso seja notificado. Já o vereador Jamil Janene sustenta que substitui Fernando Madureira, que atualmente ocupa vaga como diretor da federação de Esportes. Portanto ele acredita que permanece na vaga.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Ramagem fugiu pela Guiana sem passar por fiscalização, confirma PF

Política
Imagem de destaque

Deputada estadual do RJ se torna ré por envolvimento com milícia

Política

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira

Política

Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Suspeito de homicídio no Conjunto Cafezal se apresenta à polícia e presta depoimento

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.