Todos os locais
Todos os locais
Política
Mundo

Opositor de Maduro, Edmundo González se autoproclama presidente da Venezuela

Adversário de Nicolás Maduro divulgou carta em suas redes sociais afirmando ter conquistado 67% dos votos à presidência, segundo contagem independente
06 ago 2024 às 09:08
Por: Band
- Foto: Reprodução/X

Em um movimento que acirra a crise política na Venezuela, Edmundo González, adversário de Nicolás Maduro na eleição presidencial, se autodeclarou presidente eleito nesta segunda-feira (05/08), em carta publicada nas redes sociais.


Assinam a carta González e María Corina Machado, líder da oposição que teve seus direitos políticos cassados pela Suprema Corte do país e não pode ser candidata contra o presidente. A oposição contesta o resultado da eleição desde o dia da votação, em 28 de julho.


"Nós ganhamos essa eleição, sem dúvida alguma. Foi uma avalanche eleitoral, com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e resultados irreversíveis. Agora, cabe a nós fazer a voz do povo ser respeitada. Deve-se, de imediato, proclamar Edmundo González Urrutia presidente eleito da Venezuela", diz a carta.


Urrutia afirmou ter conseguido 67% dos votos no pleito da semana passada e que Maduro teve 30%, de acordo com uma apuração independente. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão eleitoral venezuelano, anunciou a vitória do presidente Nicolás Maduro, mas ainda não divulgou as atas eleitoriais, o que tem motivado críticas e pressão internacional sobre a falta de transparência do processo eleitoral.


A oposição denunciou que o CNE não forneceu atas de votação aos seus fiscais, como determina a lei, e que os números oficiais contradizem os dados das atas obtidas por representantes que compareceram à maioria dos locais de votação, assim como os resultados das pesquisas independentes de boca de urna e das contagens rápidas realizadas no dia das eleições.

Outras notícias

Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino

Kassab sugere candidatura de Paes ao governo do RJ em 2026 e brinca com 'juramento' pelo Vasco

Vitória de Kamala Harris é mais segura para a democracia, diz Lula



Aparelhamento da Justiça eleitoral e repressão


O CNE é comandando por aliado do presidente venezuelano e atribuiu a um suposto ataque cibernético a demora no sistema de contagem de votos.


A segunda reeleição de Maduro foi homologada pelo CNE, mas chefes de Estado, lideranças internacionais e entidades de fiscalização eleitoral questionaram os resultados com base nas dezenas de abusos cometidos pelo líder chavista — de perseguição de opositores ao aparelhamento dos órgãos do Judiciário.


Países como Estados Unidos, Peru, Argentina, Uruguai, Costa Rica, Equador e Panamá decidiram reconhecer González como presidente eleito no país.


A oposição realiza protestos, reprimidos com violência. Cerca de 2.000 pessoas já foram presas e há relatos de onze civis mortos, segundo o Human Rights Watch.


Urrutia pede na carta que o presidente reconheça a derrota e cesse a repressão violenta nos protestos contrários ao governo e pediu que "militares e policiais se coloquem ao lado do povo e de suas próprias famílias".


Segundo o candidato, os relatos de urnas adulteradas, intimidação de eleitores e manipulação dos resultados não deixaram outra alternativa senão reivindicar o cargo presidencial, em defesa do que ele chama de "vontade legítima do povo venezuelano".


O governo de Nicolás Maduro, por sua vez, rapidamente repudiou a declaração de González, classificando-a como uma tentativa de desestabilizar o país.


Em um comunicado oficial, o governo afirmou que as eleições foram conduzidas de forma transparente e que o resultado reflete a verdadeira vontade do povo venezuelano.


Maduro, que busca permanecer no poder em meio a uma crise econômica e social profunda, enfatizou que qualquer tentativa de deslegitimar o processo eleitoral será tratada como uma ameaça à soberania do país.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Fazenda manda Anatel bloquear mais 1.443 sites de apostas

Política
Imagem de destaque

Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets

Política

CCJ do Senado aprova limite de ruído para fogos de artifício

Política

Brasil volta a condenar embargo econômico contra Cuba

Mais Lidas

Paraná

Lancha com 10 pessoas entre crianças e adultos pega fogo durante passeio em Porto Rico

Cidade
Londrina e região

Suspeito de carregar caminhão com placas solares roubadas morre em confronto

Cidade
Londrina e região

Dono reconhece carro furtado sendo vendido na internet e arma emboscada

Cidade
Londrina e região

Moradores e empresários protestam contra pessoas em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furar preferencial abandona vítima e carro com passageira em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.