Visando à redução de sinistros de trânsito no cruzamento da Rua Rio de Janeiro com Rua Eduardo Tadeu Melani, na região central, a Transitar informa que irá realizar a inversão da preferencial no local.
Desde 21 de agosto de 2023, a parada obrigatória foi alterada para ser na Rua Rio de Janeiro, para proporcionar maior fluidez em razão das obras de reurbanização da Avenida Carlos Gomes e seu entorno, com previsão de nova avaliação para possíveis alterações assim que concluída a mudança de sentido na Rua Alexandre de Gusmão, o que, em tese, reduziria o fluxo ora desviado para a Rua Eduardo Tadeu Melani.
No entanto, após 9 meses da alteração, identificou-se que não houve adaptação dos condutores que utilizam a via, registrando um aumento no número de sinistros no cruzamento. Diante disso, a parada obrigatória voltará a ser na Rua Eduardo Tadeu Melani, já a partir dessa quarta-feira (29).
Passado o tempo médio de adaptação (máximo de 90 dias), os registros de sinistros estão aumentando. Somente no ano de 2024 foram registrados oito sinistros no local, além daqueles não registrados, que certamente ultrapassam esse número pelo total de atendimentos realizados no cruzamento. A mudança atual prevê, primordialmente, a segurança dos condutores e pedestres, em detrimento da fluidez proporcionada atualmente. Os agentes deverão fazer orientações no local no período da alteração.
Vale reforçar que a comunidade deve seguir as sinalizações e respeitar os limites de velocidade no trânsito.
A comunidade pode acionar a Transitar para sugestões pelo telefone Ouvidoria de Trânsito, que atende 24 horas por mensagem no Whatsapp (45) 99135-5207.