Com o aumento de acidentes e fatalidades envolvendo elevadores no Brasil, síndicos e administradores de condomínios em Londrina precisam redobrar a atenção. No quadro Eleva Mais Condomínios, o programa recebeu a gerente comercial Renata Matoso e o engenheiro Joaquim Francisco para discutir a importância da manutenção preventiva, o cumprimento das normas de segurança e a responsabilidade civil do síndico.
A manutenção preventiva é essencial não apenas para evitar acidentes com usuários, mas também para proteger os técnicos mantenedores, que representam a maioria das vítimas de fatalidades.
O síndico é corresponsável por acidentes, devendo garantir que o condomínio instale itens de segurança exigidos pelas novas normas (como a NBR 16858) para a proteção dos técnicos, incluindo guarda-corpo e botão de alarme de soco.
As peças do elevador devem ser substituídas quando necessário, mas com transparência. A empresa deve informar o motivo da troca, se a peça é nova ou recondicionada e, em caso de base de troca, tirar foto ou deixar a peça antiga para que o condomínio ateste a necessidade real.
O principal sinal de alerta é a parada brusca ou queda repentina do elevador, que deixa passageiros presos. O técnico realiza a vistoria para identificar a peça responsável pelo problema.