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Evento reúne principais nomes da beleza em Londrina

Cabeleireiros que são referências no mercado estiveram na cidade para formação inédita de profissionais, com foco em inovação e sustentabilidade
21 nov 2025 às 12:00
Por: Thiago Nassif
Nell Carmo - Workshop de corte chanel

Natural de Jataizinho, norte do Paraná, Nell Carmo é considerado hoje um dos cabeleireiros mais premiados do Brasil. Referência em corte Chanel e com quase 6 milhões de seguidores nas redes sociais, ele foi uma das principais atrações do Percepções – Nossas Origens, realizado pela primeira vez em Londrina, no dia 17 de novembro.


Voltado para o mercado da beleza, o evento reuniu cerca de 130 profissionais de todo o Brasil, no Espaço Alpha Prime, para um dia de imersão em técnicas de corte, gestão profissional de salões, inovação, sustentabilidade e experiência do cliente.


Promovido pela empresa londrinense Papel Para Mechas, com apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e MF Beauty, e patrocínio da Audi Londrina e Cresol, o evento contou com workshops dos hairstylists Nayara Bezerra, Nell Carmo, Ricky Moica, Nill Vale e Fabiane Chagas, atração internacional.

Juntos, os profissionais somam mais de 10 milhões de fãs nas redes sociais. Além de técnicas de corte e descoloração, o encontro trouxe um painel para contar a trajetória de sucesso de cabeleireiros na gestão de seus salões. Entre os participantes estiveram Lincoln Tramontini, de Londrina, e Murilo Galindo, de Rolândia.


Lucas Olivetti, CEO da Papel Para Mechas, confessa já ter recebido propostas para levar sua indústria para outras cidades, mas é pé-vermelho com orgulho e leva o nome de Londrina para o mundo com um produto inovador desenvolvido com tecnologia 100% local.

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A empresa, que hoje já exporta para 20 países, considera fundamental investir em educação, especialmente por trabalhar com inovação, já que o papel foi criado para eliminar o uso do alumínio nos salões.
“A gente só consegue quebrar essa barreira cultural com educação, precisamos reeducar o mercado para gerar demanda para o nosso produto”, declara.

Mais do que a venda, Olivetti conta que tem como missão mostrar aos cabeleireiros do mundo todo que já existe um produto tecnológico e sustentável, compatível com os cosméticos utilizados nos cabelos e que é reutilizável e descartável.


Desde que lançou o produto com tecnologias validadas por institutos de pesquisas de alto nível, a empresa já contribuiu para a redução de 3 milhões de quilos de alumínio no meio ambiente.

O presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, destaca que Londrina tem empresas relevantes no segmento da beleza e que o município oferece apoio para que conquistem espaço nacional e global.
“É uma indústria de consumo que tem recorrência e se renova rápido. Reconhecemos esse movimento e trabalhamos para trazer cada vez mais players para compor essa cadeia”, afirma.

Para o consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, o evento mostra a força do mercado da beleza em Londrina.


Ele afirma que já existe uma articulação para fomentar a realização de um grande encontro anual da beleza, envolvendo indústrias e prestadores de serviços.
“O Brasil investe muito nessa área, que dificilmente é afetada por crises e é considerada estratégica para cidades que querem se desenvolver”, analisa.


Retorno às origens

Assim como o Percepções, realizado pela primeira vez em Londrina após edições em São Paulo, Madrid e Goiânia, uma das principais atrações, Nell Carmo, também celebrou o retorno à região onde cresceu.
Antes de se tornar um cabeleireiro de sucesso, trabalhou como açougueiro. Foi apresentado à profissão por uma esteticista e começou do zero, sem estudo.
Apaixonou-se pelo novo ofício e, com foco, objetivo e disciplina, alcançou o reconhecimento que tem hoje.

Para Nell Carmo, inovação e sustentabilidade vão nortear a gestão de salões no presente e no futuro, e fazer a substituição do alumínio — metal poluente e incompatível com produtos descolorantes — é o primeiro passo.
É essencial, segundo ele, usar cosméticos orgânicos e que não são testados em animais.
“O alumínio não faz bem para o cabelo. O papel para mechas aumentou a rentabilidade, trouxe mais clareza no clareamento e mais segurança no processo. Quando se une resultado, tecnologia e qualidade profissional, quem ganha é a cliente”, destaca.



Pesquisa e Inovação

Franciane de Almeida Brehm Goulart, pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, conduz um novo projeto com a empresa londrinense desde maio de 2024, para o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco em sustentabilidade e inovação.
O trabalho é feito em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose, de Telêmaco Borba.
“É um diferencial competitivo importante para o mercado nacional e ainda mais para o internacional, onde há maior busca por produtos sustentáveis e seguros”, afirma.




Papel para mechas
Lucas Olivetti e Adailton Maciel Junior
Talk da beleza

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