Perpétua-do-Brasil (Alternanthera brasiliana) é uma planta herbácea, arbustiva, medicinal e ornamental cultivada em todo Brasil. Resistente às variações de temperatura, adapta-se a todos os climas
Algumas plantas são cultivadas pela beleza e por suas propriedades medicinais. Plantar também pode ser um jeito de cuidar da saúde. Vamos falar de uma delas a Perpétua-do-Brasil (Alternanthera brasiliana) é conhecida como Penicilina-vegetal, Carrapichinho-do-mato, Sempre-viva, Caaponga, Quebra-panela, Cabeça-branca, Acônito-do-mato, Nateira, Terramicina, Infalível, Doril.
Trata-se de uma planta herbácea, arbustiva, medicinal e ornamental cultivada em todo Brasil. Resistente às variações de temperatura, adapta-se a todos os climas, mesmo os mais frios.
A planta adulta atinge mais de um metro de altura. As folhas podem variar do roxo avermelhado (brasiliana), da mesma família existe uma espécie com folhas verdes (tenella) e outra com bem menor (Litle ruby), pode ocorrer também a variação dentada (dentata). Em todas as flores bem miúdas e agrupadas em vários cachos variam entre o branco e o amarelo, ocorrem praticamente todo ano. Exige pouco cuidado para cultivo.
Muito empregada em jardins e paisagismo pelo valor ornamental e cores marcantes. A Alternanthera tenella é considerada erva daninha quando ocorre em plantações, dada a sua rápida capacidade de reprodução.
Planta Medicinal
Utilizada pelos povos nativos da América do Sul como erva medicinal em chá tanto de folhas ou flores, em maceração de toda planta para confecção de emplastros, compressas e unguentos. A Perpétua possui princípios ativos com propriedades adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antidiarreica, bactericida, depurativa, digestiva, diurética, hepática.
Publicado originalmente na Revista Aldeia