Sempre achei meu Max fora do comum, terrível. Lembra do hipopótamo com avestruz? Então, tô começando a achar que ele nem é tanto assim.
Pesquisando sobre cães que engolem brinquedos e outros objetos, descobri que há cães muito, mas muito piores.
Minha irmã tinha uma cachorra, a Kika. Ela tinha um quê com meias. Se encontrasse alguma dando mole, pegava. Suja, limpa, com ou sem chulé. Se alguém tentava tomar dela... engolia. Depois, passava mal e vomitava. E, como todo cão teimoso, voltava a repetir a mesma façanha.
Mas tem cão pior do que a Kika. Que tal 43,5 meias? Foi o que encontraram no estômago de um cão no Estado de Oregon, Estados Unidos. Ele foi levado a um hospital veterinário com náuseas e vômitos. O exame de raio X mostrou “objetos estranhos”. Foram quase 2 horas de cirurgia. O resultado está aí.

Também nos Estados Unidos, um outro cão engoliu 5 patinhos de borracha. Cada vez que o brinquedinho do filho sumia, a mãe ia lá e comprava outro sem saber quem estava dando sumiço nos patinhos.


Já um Golden Retriever engoliu uma lâmpada. Detalhe: ela permaneceu inteirinha!

Outro cão, também no Oregon, devorou 9 bolas de sinuca!

São inúmeras histórias. Chave de carro, brinquedo, colher, anel e até pedras!


Aconteceu e aí, o que fazer?
Dependendo do objeto e do tamanho do cão, esse “corpo estranho” pode ser eliminado normalmente junto com as fezes. É o que acontece aqui em casa com pedaços de coberta, de borracha e afins.
Quando isso não acontece, vale ficar atento a alguns sintomas:
- náusea
- vômito
- inchaço
- o animal deixa de comer
- sonolência
- o cão se recusa a brincar ou passear
- diarreia ou constipação.
Se você já sabe que tem um “avestruz” em casa também, evite deixar à vista brinquedos ou objetos que ele possa engolir. Principalmente quando ele estiver sozinho.
Mas, se isso acontecer, não espere e não force o vômito. Leve ao veterinário o quanto antes. Ele vai saber dizer se é caso cirúrgico ou não.