O prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) aproveitou a live deste domingo para detalhar a ocupação de leitos no Hospital Universitário que foi alvo de reportagens na semana passada. Marcelo atribui a superlotação da unidade ao fato de Londrina ser referência para a região. O HU tem 36 leitos Covid-19 dos quais 34 estavam ocupados na sexta-feira (05).
De acordo com dados da secretaria da saúde de Londrina, ao todo são 53 pacientes internados no HU, sendo 30 de Londrina e 23 de outros municípios. “Isso somando UTI e enfermaria” explicou o prefeito. O secretário de saúde de Londrina Felippe Machado informou que dos 53 pacientes, 15 estavam na enfermaria.
A apresentação do prefeito foi em função do aumento do número de casos de coronavírus em municípios próximos. A taxa de ocupação de leitos é um dos fatores que orientam as políticas de enfrentamento a pandemia.
O prefeito lembrou que o lotação nos leitos do HU, desperta preocupação, mas já foram contratados 50 novos leitos de UTI no Hospital do Coração. Na sexta-feira, o prefeito anunciou a cessão de 44 novos profissionais para reforçar a equipe do Hospital Universitário e ampliar em mais 30 leitos (UTI e enfermaria) naquela unidade.
As declarações vieram em resposta aos questionamentos sobre o aumento de casos em cidades da região metropolitana e até mesmo dos municípios como Cornélio Procópio que integram outras regionais de saúde, e mesmo não estando na RML transfere pacientes para Londrina.
Marcelo Belinati disse que está em contato diário com prefeitos de Cambé, Ibiporã e outras cidades para acompanhar o avanço da doença. “Montamos uma estrutura de atendimento para dar apoio a todas as cidades da região” – afirmou o prefeito de Londrina.
Segundo ele, a retaguarda está assegurada com leitos, médicos, enfermeiros, auxiliares, EPIs – equipamentos de proteção individual e medicamentos. Mesmo prevendo aumento no número de casos para este e o próximo mês, Marcelo Belinati destacou que o R-0 (índice de velocidade de contaminação do coronavírus) caiu de 1,06 para 1,02.