O Coesp, Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública se reuniu nesta quinta-feira e classificou Londrina em bandeira “LARANJA” para Covid 19 o que significa risco moderado de contágio. Na reunião da semana passada o conselho emitiu bandeira vermelha.
O Coesp analisa as projeções baseadas em dados epidemiológicos e aplica o instrumento do Conass – Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. Os técnicos observaram também a participação dos municípios da região, haja vista que casos graves da doença são encaminhados para Londrina que é sede e referência da 17ª Regional.
De acordo com Resolução 27, o cenário ainda não é confortável e mesmo com o R 0 ( R Zero) mostrando redução em Londrina, os demais municípios da regional têm contribuído com quase 60% dos novos casos diários.
O Coesp fez as seguintes recomendações à prefeitura de Londrina.
1) que seja mantido o nível de isolamento social proposto anteriormente, com a obrigatoriedade dos cuidados individuais e coletivos, em especial no ambiente laborativo das empresas;
2) que seja mantida a flexibilização para a abertura das atividades econômicas previamente listadas (comércio, indústria, construção civil, shopping centers e feiras livres), desde que os horários diferenciados sejam mantidos, conforme acordado anteriormente;
3) não recomenda a abertura de praças de alimentação (shoppings e galerias comerciais), academias (de qualquer natureza) e templos religiosos, em nenhum tipo de proposta/esquema alternativo.
4) observando o aumento dos casos diários nos outros municípios de nossa regional de saúde e a diminuição gradativa do isolamento social; recomenda-se manutenção das medidas não farmacológicas recomendadas acima.
Na semana passada, mesmo com a indicação de bandeira vermelha e recomendação para restringir mobilidade e aglomerações, o prefeito Marcelo Belinati decidiu manter as regras de flexibilização.