A deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) enviou nota ao blog respondendo as cobranças do prefeito Marcelo Belinati que numa “live” afirmou que o momento é de união.
“Tem que parar de brigar, não tem mais que brigar meu Deus do céu, tem que tá o presidente da república junto com o governador, junto com os prefeitos com os deputados, alô alô deputados vamos ajudar a cidade de Londrina” disparou. E completou: “esquece política, acabou política, esqueçam política nós estamos precisando de ajuda pra salvar a vida das pessoas”, arrematou Marcelo.
A deputada informou que na segunda-feira conversou com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e com a superintendente do Hospital Universitário (HU), Vivian Feijó, com o objetivo de ouvir as demandas e, juntos, buscar uma solução para suprir as carências no sistema público de saúde provocadas pela pandemia de coronavírus.
Informou também que recebeu um ofício do HU e já o encaminhou ao Ministério da Saúde. Luisa pediu urgência no reforço de suprimentos de proteção aos servidores.
A nota diz ainda que o Congresso já está votando projetos que permitem que os secretários estaduais utilizem os recursos que estão parados no Fundo da Saúde. Além disso, a deputada Luísa Canziani- mesmo cumprindo orientação de isolamento social tem entrado em contato com prefeitos, vereadores e lideranças da região para avaliar a situação de cada município e buscar soluções conjuntas para a crise.
Outra ação já desencadeada –segundo assessoria de Luísa- foi a solicitação ao Ministério da Saúde, para finalizar as obras e equipar o Hospital Regional de Cornélio Procópio. “Neste momento precisamos de novos leitos porque o sistema público de saúde vai inchar e precisamos de novos locais de atendimento à população”, afirma a deputada.