Política

Desemprego desacelera em Londrina, mas saldo ainda negativo

22 ago 2020 às 10:48

A taxa de desemprego desacelerou em Londrina no mês de julho. De acordo com dados do CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, a cidade teve saldo negativo de 35 postos de trabalho no mês passado.

De acordo com o levantamento, foram admitidos 3.656 trabalhadores com carteira assinada, e 3.691 perderam o emprego. A variação negativa ficou em -0,02%. O secretário do emprego e renda de Londrina Elzo Carreri avalia que já é possível ver uma recuperação comparando com os meses anteriores.

No ano, Londrina ainda tem um saldo negativo de 5.745 vagas (-3,88%). A cidade vinha retomando a geração de novos postos de trabalho, mas com a Pandemia do novo coronavírus, a curva do desemprego subiu.  

Em julho, a construção civil teve mais contratações ajudando a diminuir os efeitos da crise. “No comércio, a variação entre contratações e desligamentos foi insignificante". O setor em Londrina ainda funciona em horário reduzido. O varejo de rua está atendendo de segunda à sexta das 10h às 16h. Os shoppings centers funcionam das 11h às 19h.

A Acil e o Sincoval pediram ao prefeito, a ampliação da jornada, mas a solicitação ainda não foi acatada.