Quem é pré-candidato a prefeito, vice, ou vereador e apresenta ou comenta programas de Rádio ou TV deve se afastar a partir do dia 11/08 terça-feira. A data limite está no calendário eleitoral. A lei eleitoral prevê multa para o descumprimento da medida e até cancelamento do registro de candidatura, caso o mesmo seja escolhido em convenção partidária.
O prazo inicial era 30 de junho, mas a data foi prorrogada junto com todo calendário eleitoral que jogou o primeiro turno das eleições municipais para o dia 15 de novembro por conta da Pandemia do novo coronavírus. O segundo turno está previsto para o dia 29 de novembro.
Convenções
A partir do dia 31 deste mês está aberta a temporada das convenções partidárias quando serão definidos os candidatos e chapas que irão disputar o pleito. O prazo termina no dia 16 de setembro. Depois da escolha os nomes são submetidos a justiça eleitoral para o registro da candidatura. Somente após a homologação é que o candidato poderá iniciar oficialmente a campanha.
A justiça eleitoral recebe os pedidos de registro de candidaturas até o dia 26 de setembro.
Em Londrina, conforme o blog já antecipou há pelo menos 10 pré-candidatos a prefeito e cerca de 500 pré-candidatos à câmara de vereadores. A legislação permite a realização da pré-campanha que tem sido mais forte nas redes sociais.