Os dados do Caged- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do mês de abril revelou uma desaceleração na abertura de novas vagas de trabalho em Londrina.
O saldo ficou positivo em apenas 157 vagas. Foram 5.646 admissões contra 5.489 demissões. Em março, o saldo foi de 459, e em fevereiro 1.486. Mesmo assim, o número ainda veio melhor do que muitos analistas esperavam para o início do segundo trimestre de 2021.
O economista e professor da UTF PR Marcos Rambalducci avalia que o efeito da pandemia sobre o emprego é sempre percebido entre 30 e 90 dias após determinada ocorrência. “Nos meses de fevereiro e março foram aplicadas várias restrições, o que inibe a produção e por consequência a geração de emprego” explicou.
Os setores ligados à prestação de serviços foram os mais atingidos. Dentre eles é possível apontar alguns mais impactados: Agentes de viagem; Restaurantes e bares; Rede hoteleira e Empresas de Eventos, cinema, teatro, apresentações artísticas e eventos em geral.
Rambalducci lembra que o boletim focus do Banco Central reestimou para cima o PIB. “PIB maior redunda em maior geração de empregos. Mas ainda a situação é muito delicada. Somente com a imunização em massa é que entraremos em situação de regime. Daí sim, é possível estabelecer previsões mais apuradas” conclui.