Política

Governo não responde recursos da Prefeitura de Londrina

13 jul 2020 às 10:16

Até a publicação desta matéria, a SESA – Secretaria de Estado da Saúde não havia respondido os recursos da prefeitura de Londrina. O primeiro foi no dia 1 de julho e pedia explicações sobre a inclusão de Londrina na quarentena. O segundo foi um ofício expedido na sexta-feira 10, solicitando a retirada de pronto, e em caso negativo que não inclua a cidade numa eventual prorrogação do decreto. O ato do governo tem validade até esta terça-feira, 14.

O prefeito Marcelo Belinati argumenta que os números de Londrina em relação a Covid-19, não justificam o fechamento do comércio determinado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O governo se apoia em dados da SESA que apontam alto número de óbitos e taxa de ocupação de leitos elevada. A prefeitura rebate. O prefeito Marcelo Belinati mostrou na live deste domingo números da própria secretaria estadual de saúde que mostram a taxa de ocupação de leitos de UTI, por exemplo, da macro regional norte, na faixa de 54%.  

Ainda na live, o prefeito Marcelo Belinati falou sobre a decisão do STF que deu autonomia a prefeitos e governadores decidirem sobre medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Segundo ele, quando há divergência entre os entes (governo e prefeituras) prevalece o mais restritivo. No caso do Paraná vigora o decreto do governador.  

No entanto, o prefeito deu a entender que se o estado negar o pedido, poderá adotar outras medidas. “Por que também tem outras decisões divergentes dessa e nossas equipes jurídicas da prefeitura estão analisando minuciosamente essa questão pra ver se existem outros caminhos que possamos tomar pra que possa prevalecer nossa opinião que nesse momento o comércio deva estar aberto” disse o prefeito.

Marcelo Belinati lembrou que a ação das entidades nesse mesmo sentido pede autonomia do gestor municipal sobre essa matéria. A liminar foi negada pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da SESA, mas até o momento não houve resposta. O Secretário Beto Preto está cumprindo agenda nesta segunda-feira em Guarapuava e Umuarama.