Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Juiz de garantias: lei acaba de ser sancionada pelo presidente da república

27 dez 2019 às 13:11
Por: Paulo Martins

Acaba de ser criada na justiça brasileira mais uma figura destinada a burocratizar ainda mais nossos tribunais. Trata-se do que apelidaram de “juiz de garantias”. Essa lei não é dele, mas acaba de ser sancionada pelo presidente da república, incluída que está no pacote anticrime, e determina que cada processo penal seja acompanhado por dois juízes: um deles será o que se chamará  “juiz de garantias”, que atuará apenas na fase da investigação criminal, ao passo que o prosseguimento da apuração e a sentença ficarão a cargo de outro magistrado. 

O juiz de garantias será o responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais, e será de sua competência, entre outros, decidir sobre prisão provisória, sobre afastamento dos sigilos fiscal, bancário, de dados telefônicos, e sobre procedimentos de busca e apreensão. O autor de mais esse entrave burocrático nos processos brasileiros é um deputado do PSOL e, ao se saber de seu vínculo partidário já se prevê que boa coisa não seria, isso porquê, os inquilinos quando agem o fazem para atrapalhar e não para colaborar com aprimoramentos, tanto que o conteúdo da lei demonstra claramente a desconfiança num único juiz de cada processo. a justiça criminal hoje se estrutura na investigação que fica a cargo do departamento de inquéritos policiais, e se a denúncia é oferecida, ela é encaminhada a outras varas para juízes julgarem.

Essa invenção do juiz de garantias não se insere nesse conceito, mas estimula se pensar que se trata de tentativa de tentar amansar a opinião pública, comprovadamente indignada com a atitude da maioria dos togados do STF, depois da rasteira de favorecerem criminosos condenados, desautorizando a prisão na segunda instância, que eles mesmos haviam decidido...e voltaram atrás. aliás, se tivéssemos um congresso reto, decente, inclinado a legislar com dignidade e ajustado aos interesses da nação, já teríamos alcançado uma solução em torno dessa indecência do STF sobre a segunda instância...Não seria preciso nem mesmo se tolerar todo esse circo que armaram...Bastaria que esse ninho de maioria parlamentar indecente “revogassem” a lei que exala o odor putrefato da interpretação que “dizem” – por conveniência de apaniguados - ser duvidosa. 

De resto, quando surgir sentença de um juiz de garantia em prejuízo a figuras moralmente anoréxicas – mas amigas, como tem ocorrido – vão ser respeitadas por um Gilmar Mendes – por um tófolli – por uma Rosa Webber – por um Marco Aurélio – por um celso de melo que, em vão, procuram fingir que não são o que são?

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Zelensky diz que terá encontro com Trump sobre cessar-fogo com Rússia

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro diz que carta de Trump tem mais a ver com 'valores' e insiste em anistia

Política

Após derrubada do IOF, Haddad diz que aumento do imposto é "justiça social"

Política

Como será o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF? Veja explicação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.