Política

Londrina vai debater novo pedágio nesta quinta-feira

08 fev 2021 às 11:11

Qualquer cidadão que não está satisfeito com o modelo de pedágio no Paraná poderá demonstrar sua indignação e ainda dar sugestões para o novo anel de integração. A próxima audiência pública sobre o tema será nesta quinta-feira 11, 9h, no Parque de Exposições Ney Braga. O evento será transmitido pelas redes sociais da assembleia legislativa e Tv Assembleia. 

Os atuais contratos vencem em novembro e o governo precisa definir qual o novo modelo adotado. 

A proposta do governo Federal está dividindo opiniões e já encontrou resistência em representantes de entidades e na Alep. 

A assembleia Legislativa do Paraná criou uma Frente Parlamentar para acompanhar o processo. 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a exigência é que as tarifas tenham uma redução de no mínimo 50% em todas as praças do Estado. Segundo ele, é preciso parar de usar o tema de forma política.  

Um exemplo seria a praça de pedágio de Jataizinho da concessionária Triunfo/Econorte. A tarifa de R$26,40 é a mais alta do Paraná e no novo modelo cairia para R$11,60. 

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorati PT classificou o novo modelo como “show de horrores”. Segundo ele, a proposta encaminhada até aqui prevê aumento de 15 novas praças em todo estado. Uma delas seria na região de Londrina e outra na rodovia de acesso a Apucarana.