Segundo dados da própria CMTU, a companhia arrecadou no ano passado R$ 8.839.448,53 com multas de trânsito. Isso mesmo, estamos falando de quase nove milhões de reais. Isto posto convido os senhores para uma reflexão. Com tanto dinheiro arrecadado só com multas, por que nós não temos uma estrutura melhor na fiscalização e orientação de trânsito? Ao contrário disso, temos longos períodos do dia e nos finais de semana em que não temos um único agente de trânsito trabalhando. Esse abandono se reflete também nas viaturas, os agentes utilizam veículos velhos que não dispões da sinalização adequada para o serviço, uma kombi, um Fiesta modelo antigo, uma Saveiro e outros não mais novos, são as viaturas para dar conta de todo o trânsito da segunda maior cidade do Paraná.
Vejam os senhores, com pouco mais de um milhão de reais é possível comprar 10 caminhonetes como a S10, por exemplo, cabine dupla. Com um pouco mais de investimento para caracterizar estes veículos e instalar luzes de sinalização com led, tipo strobo, semelhantes as instaladas nas viaturas da polícia militar e teríamos uma frota digna para atender o nosso trânsito. É preciso repensar também a quantidade de agentes, para que tenhamos sempre pelo menos duas equipes com dois agentes a disposição.
Os administradores públicos precisam entender a maravilhosa matemática da prevenção. Ao contrário de aumentar gastos, este tipo de investimento representa economia. Porém, se engana quem pensa que o retorno vem somente em forma de multa. Estou falando de saúde pública, da economia da cidade com um trânsito mais bem orientado e conseqüentemente com melhor fluxo.
Comprovadamente os acidentes de trânsito são responsáveis por boa parte dos atendimentos nas unidades de saúde. Segundo o DPVAT, em 2014 foram 600 mil casos de invalidez por causa de acidentes de trânsito, acredito que isso baste para termos uma idéia de como evitar um acidente grave pode ser benéfico.
Pra isso acontecer, a primeira coisa a ser feita seria a de desvincular o trânsito do restante das buchas de canhão da CMTU, lixo etc... Dessa maneira o trânsito não teria que cobrir o buraco financeiro de outros setores da companhia, o que me parece mais eficiente no ponto de vista administrativo, pois não podemos admitir que o lixo, por exemplo, não seja revertido em uma boa receita pra cidade. Assim cada setor seria forçado a buscar a auto sustentabilidade.
O texto ficou longo para ser lido, mas curto para transcrever os pensamentos que por essa mente passam. Deixemos o resto para outra postagem... até la.