Política

Praça de pedágio na PR-445 seria perto da Eletrosul

11 fev 2021 às 10:41

O novo modelo de pedágio apresentado pelo governo federal que entra em vigor no final de novembro no Paraná, prevê duas novas praças de pedágio na região de Londrina e Apucarana. A proposta é do Ministério da Infraestrutura. 

O Deputado Estadual Tercílio Turini revelou que uma das praças previstas seria instalada perto da Eletrosul, ou seja, ainda no município de Londrina. Segundo Turini, a localização está num estudo fornecido pelo D.E.R Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. 

Já a outra praça seria instalada na Rodovia do Café BR 376, região de Califórnia. As informações foram repassadas na audiência pública sobre novos contratos promovida pela Frente Parlamentar do Pedágio. 

Degrau Tarifário e Taxa de Outorga 

Já o Deputado Luiz Claudio Romanelli criticou a inclusão da taxa de outorga como critério para definir as empresas vencedoras do certame. O presidente da Faciap - Federação das Associações Comerciais do Paraná Fernando Moraes também não concorda com esse item. De acordo com Moraes, 50% da outorga vai para as estradas, porém a outra metade vai para emendas parlamentares. 

O Arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz defendeu a mobilização da Sociedade e conclamou o setor produtivo para impedir que o governo avance na proposta. Segundo ele, o pedágio impacto no custo Paraná e eleva preços. 

O presidente da Frente parlamentar do pedágio deputado Arilson Chiorato informou que o novo modelo proposto pelo governo federal prevê 15 novas praças em todo estado e mais 800 quilômetros de concessão. 

O degrau tarifário garante às concessionárias um aumento de até 40% na tarifa caso a empresa consiga entregar todas as obras previstas no prazo estabelecido em contrato. 

O Deputado Tiago Amaral disse que uma liminar impede que as atuais concessionárias participem da nova licitação. 

O deputado Cobra Repórter disse que o Paraná não aceita mais esse modelo de Pedágio e criticou o governo Federal por não participar da realidade do Estado. Segundo ele, o Governador Ratinho Jr vai se pronunciar sobre o tema. 

O deputado Federal Boca Aberta disse que a audiência está sendo feita no lugar errado. Segundo ele, o local certo é na praça de pedágio junto ao povo. Segundo o parlamentar, o Governo Ratinho Jr está entregando as rodovias ao governo federal que apresentou o novo modelo válido para os próximos 30 anos.

Até agora não houve qualquer alteração no edital produzido pelo governo federal. As audiências promovidas pelo Ministério da Integração começam em março.

Nesta sexta-feira 12, a audiência será às 8h30, no centro Cultural de Cornélio Procópio.